Ilhéus e região terão reciclagem de sandálias Havaianas

A Ecolev, empresa de soluções sustentáveis, iniciou no mês de setembro a expansão do Programa de Logística Reversa e Reciclagem da Havaianas, marca do Grupo Alpargatas, na região sul da Bahia. O projeto é uma parceria da startup baiana com a empresa Trashin, especializada em gestão de resíduos com atuação em todo o Brasil.

O projeto se iniciou com a ação Havaianas Praia + Limpa, realizada em junho deste ano pelo Grupo de Amigos da Praia (GAP) junto com a Worldpackers Brasil em Ilhéus. Na ação, foram coletadas 127 unidades de chinelos da marca, o que gerou uma demanda de coleta desse material e posterior encaminhamento para reciclagem.

A marca acionou a Trashin, empresa operadora do seu programa de logística reversa e reciclagem, que identificou na Ecolev um grande potencial de mobilização para o sul da Bahia. A partir daí, as tratativas
foram feitas e, hoje, o programa já está em vigência na região sul do estado. Os mutirões de limpeza de praia do GAP que ocorrem desde 2018 continua a separar as sandálias e todas são encaminhadas para o reCICLO.

Reciclo Havaianas

“No início enviávamos para coleta pública tradicional, o volume de Havaianas era tão grande que voluntárias como dona Nadja, comerciante aposentada, fazia os pares e tentávamos resgatar as melhores com novas “tirinhas”, dezenas delas foram doados ao projeto Amor sem Fim, depois começamos a enviar e-mails para as Havaianas e receber o código postal para devolução gratuita, eram caixas e caixas de um trabalho de formiguinha dos voluntários que tiram esse resíduo das praias de Ilhéus. Agora, com o PROGRAMA
reCICLO, qualquer pessoa poderá ir direto na loja e deixar na caixa padronizada, isso é um avanço, o cumprimento de uma meta ESG relevante, a empresa perceber que existe o problema, não esconder, encarar de frente e fazer”, afirma Gabriel Macedo, presidente do GAP.

“Para nós, é uma honra representar um programa tão grande como esse aqui na Bahia. Nossa área de atuação abrange os territórios Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul, mas não queremos parar por aí. Queremos que toda a Bahia seja alcançada pelo programa e, assim, possamos continuar caminhando para uma Bahia Lixo Zero”, afirma Priscilla Costa, CEO da Ecolev e porta-voz do Instituto Lixo Zero Brasil na Bahia.

Reuso

Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra. Os famosos chinelos podem fazer parte de um novo ciclo de vida de maneira circular e consciente. a partir de sua destinação correta, reciclagem do produto em diversas cadeias produtivas e geração de renda para as cooperativas e associações de reciclagem parceiras. Por isso, a criação do programa Havaianas reCICLO .

Os produtos da marca são recolhidos numa rota logística estruturada para ser carbono zero, com coletas de bicicleta em algumas lojas e compensação do carbono emitido pelos outro modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia.

As Havaianas vão para as cooperativas e associações parceiras, que fazem a separação e a destinação das sandálias para reciclagem. Com o trabalho junto aos cooperados, o programa já contribuiu para a geração de renda adicional de muitas famílias, promovendo um impacto social positivo.

Desde o início do programa no Brasil, o Havaianas reCICLO já beneficiou mais de duas mil famílias e garantiu o encaminhamento adequado e a reciclagem de um volume impressionante, equivalente a 64% da lotação do estádio do Maracanã com torcedores calçando Havaianas.

Havaianas reCICLO 

Você pode entregar seus produtos Havaianas na coleta porta a porta das seguintes
instituições:
● Cooperativa dos Catadores De Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência
Limpa – COOLIMPA
Endereço: Rod. Pontal-Buerarema, s/n, Bairro N. Sr.ª da Vitória, Ilhéus-BA
Referência: Antes do Condomínio Sol e Mar, próximo à ACEAI
Telefone: (73) 98108-9000
E-mail: [email protected]
● Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e
Recicláveis de Itabuna – AACRRI
Endereço: R. Manuel Chaves, nº 1050, Bairro Lomanto Júnior, Itabuna-BA
Referência: Antiga Rua da ADELBA, rua sem calçamento em frente a Brione da JS
Pinheiro
Telefone/WhatsApp: 73 98181-1136
E-mail: [email protected]
● Associação Gota do Óleo – AGO
Endereço: Av. Lídio Barreto, s/n, Bairro Dinah Borges, Eunápolis-BA
Referência: em frente ao prédio laranja de esquina com a Rua Aruba
Telefone/WhatsApp: (73) 98136-9393
E-mail: [email protected]

Você pode, também, entregar nas lojas oficiais da região, que são:

ILHÉUS
● Havaianas Centro – R. Marques de Paranaguá, 339, Centro
● Havaianas Calçadão – R. Dom Pedro II, 51 térreo, Centro
ITABUNA
● Havaianas Shopping Jequitibá – Av. Aziz Maron, S/N Loja LAH 33
CAIRU
● Havaianas Morro de São Paulo – Praça Aureliano de Oliveira Lima, S/N – Quadra 13 Lote
215
EUNÁPOLIS
● Havaianas Centro Eunápolis – Av. Porto Seguro, 387
PORTO SEGURO
● Havaianas Arraial d'Ajuda – R. São Pedro, 44
● Havaianas Rua do Mucugê – Estrada do Mucugê, 205
● Havaianas Shopping 22 Porto Seguro – Av. 22 de Abril, 339
Conheça lojas participantes de todo o Brasil
De acordo com a Ecolev, outros pontos de coleta serão espalhados por toda a região, potencializando o alcance do programa. “Além de homologar novas cooperativas e associações, faremos uma força tarefa de mobilização das lojas oficiais da Havaianas para que se tornem pontos de coleta. Realizaremos, também, ações educativas em parceria com o movimento lixo zero em todo o estado, a serem iniciadas na Semana Lixo Zero, que ocorrerá na segunda quinzena de outubro deste ano.

Ademais, faremos divulgação massiva do projeto em nosso programa de TV, o Trilhas da Sustentabilidade, que vai ao ar todas as sextas-feiras 11h pela TVi com transmissão pelo YouTube”, afirma Priscilla.
Para mais informações, entre em contato com a Ecolev pelo [email protected] ou 73 99917-8064 (telefone e whatsapp).

Fonte: ASCOM Ecolev (12/09/23)
Baixe fotos e vídeos para publicação da matéria clicando aqui

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. Maria Marta diz

    Que notícia Maravilhosa !! Obrigada Vera Rabelo por divulgar noticias tão importantes para a nossa Causa Gap e Praia limpa!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.