GAP atrai voluntários estrangeiros para ações em Ilhéus e região

Desde junho de 2023, o Grupo de Amigos da Praia (GAP) vem recebendo voluntários estrangeiros de todo o mundo para atuar em seus 13 projetos ambientais. O GAP tem duas vagas em sua sede de Ilhéus para receber pessoas comprometidas e com habilidades diversas que possam colaborar e incrementar o trabalho da Instituição no dia-a-dia.

Esses voluntários chegam através do site Worldpackers, que funciona como ponte entre instituições, empresas e os voluntários de todo o mundo, a plataforma está presente em 140 países e foi criada por um brasileiro. Já estiveram no GAP voluntárias da Itália, Chile, Argentina, Nicarágua e também do Brasil. Em 2024, deverão chegar franceses e ingleses que desejam estar no Sul da Bahia fazendo voluntariado na área de sustentabilidade.

Para se inscrever na plataforma o voluntário pode acessar o link https://www.worldpackers.com

Uma das vagas de voluntariado consise em criar conteúdos digitais e ampliar a comunicação do GAP. Leonardo Gabriel, de Mauá São Paulo que atuou 15 dias e afirmou: A experiência lá é excelente, eles atuam em várias frentes, com vários projetos diferentes na comunidade local, aprendi demais com eles. Horários super flexíveis nas tarefas, fiz aula de surf, aprendi sobre compostagem, conheci a comida local. Isso sem falar das pessoas que são incríveis, fui tratado como um membro da família.

“Como voluntários no Grupo de Amigos da Praia (GAP) em Ilhéus, na Bahia, nossa experiência superou todas as expectativas. Ilhéus, com suas praias deslumbrantes e uma atmosfera calorosa, nos recebeu de maneira única. Ambos somos especialistas em Marketing Digital com um objetivo comum: viajar, descobrir lugares bonitos e conectar com pessoas incríveis. A recepção que recebemos da equipe do GAP foi extraordinária. Eles nos integraram com afeto, como se fôssemos amigos de longa data. Esta experiência marca o início da nossa jornada, e trabalhar como voluntários no GAP deixa a barra muito alta para as experiências que virão.
Ilhéus se torna o primeiro capítulo da nossa viagem, e estamos animados pelo que está por vir.” Diz Maxwell Navarro, formado em Diseño Gráfico y Publicidad, na Universidad del Valle em Managua, Nicaragua.

O nicaraguense complementa:  “participar do trabalho do GAP, com seu foco local na luta contra as mudanças climáticas e na promoção da consciência ambiental, tem sido gratificante. Este primeiro capítulo não apenas contribuiu para uma causa significativa, mas também fortaleceu nossa crença na importância de trabalharmos juntos para um futuro sustentável. Convidamos todos a se juntarem a esta experiência única e significativa como voluntários no GAP”

“O GAP acredita na força do voluntariado e no intercâmbio de ideias e tecnologias, por isso vem investindo esforços neste programa de voluntariado internacional com a Worldpackers, eu  vejo esta plataforma como o ‘uber do voluntariado’, tem avaliação bipolar, estrelinhas e segurança, afirma Jurema Cintra, diretora da instituição.

Nesta quarta-feira (13), os voluntários Max Navarro da Nicarágua e Daiana Paloma, da Argentina, estarão atuando no Projeto de Compostagem, quando será entregue uma composteira completa e lançado o PGRS do Chocolate Hotel de Itacaré. É o primeiro hotel daquela cidade a ter um Programa desta natureza voltado para a conservação e com uma parceria tão sólida, atividade que contará com a participação da Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Meio Ambiente do município e Centro de Triagem e Econegócios de Itacaré.

O evento é organizado pela empresa de consultoria Tellus, coordenada pela gestora em sustentabilidade
Tania Mara. A gestora explica que a empresa é especializada em oferecer soluções ambientais para organizações que buscam se adequar às normas de produção sustentáveis. “Nesta ocasião, nós vamos apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Chocolate Hotel, um empreendimento temático que se preocupa em aprimorar seu serviço com base em critérios sustentáveis e seguindo padrões ESG. O plano integrado visa reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados pelo hotel, além de promover a conscientização ambiental dos funcionários e hóspedes”, acrecsenta Tania.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.