Ação da Havaianas e GAP marca Semana do Meio Ambiente em Ilhéus

Neste último sábado (03), Ilhéus foi palco de uma grande mobilização que uniu a gigante do ramo de calçados, Havaianas, a plataforma internacional de voluntariado Worldpackers e o Grupo de Amigos da Praia (GAP). Foram 128 voluntários reunidos na Praia do Sul, com três tendas de apoio, lonas de separação de resíduos, e muita organização, tudo isso no Projeto Praia + Limpa, do grupo Alpargatas que detém a marca Havaianas.

Os participantes receberam o copinho retrátil da marca Menos 1 Lixo e assim foram estimulados para a cultura sem plástico, água apenas em garrafões de 20 litros e todas as cascas de frutas do lanche foram compostadas ali mesmo na Cabana Narigas, que recebeu a composteira do Projeto Composta Ilhéus.

Foram 257 kilos de lixo coletados em apenas uma hora de ação. O volume também foi espantoso, até mesmo um pneu de caminhão foi retirado da praia do Sul. O plástico pequeno e o micro plástico são quase impossíveis de serem contabilizados em números absolutos, mas as imagens da ação impressionam.

Poluição plástica

João Paulo, gestor do GAP e do Ecoponto do projeto Recicla Ilhéus enfatiza que  Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema em 2023 a poluição plástica. “Hoje em Ilhéus não tem mais justificativa para que esse drama se perpetue, o GAP tem Ecoponto para os recicláveis, tem projeto de compostagem, tem o Armário Coletivo, a cidade tem cooperativa de catadores, tem limpeza urbana, achar lixo doméstico na praia nos assusta por que sensibilizar as pessoas não é fácil”, diz o gestor.

A ação teve muitas surpresas. A Havaianas trouxe diversos influenciadores, como a professora, bióloga e ex-BBB Jessi Alves, que destacou que o grupo local já mantém a limpeza da praia durante os dias, e mesmo assim foram recolhidos 127 chinelos. “O que mais chama atenção é que olhando para areia eu tive a impressão de que a praia estava limpa, mas bastou vasculhar com pouquinho mais de atenção que encontrei vários resíduos”, declarou.

acao-da-havaianas-e-gap-marca-semana-do-meio-ambiente-em-ilheus
Foram recolhidos 127 chinelos em apenas uma hora de coleta na praia

Jessi Alves ficou alarmada com a quantidade de bitucas de cigarro recolhidas durante a limpeza: 831 em apenas uma hora. “O Dia do Meio Ambiente está chegando e o projeto objetiva mostrar que com ações individuais e coletivas podemos ser mais sustentáveis, e óbvio que eu amei”.

O GAP recebeu a doação da Ecopeneira que ajudará na limpeza do microplástico, garantindo eficiência nas ações de remoção deste resíduo tão perigoso para a fauna marinha. Quanto menor o plástico, maior a possibilidade de entrar na cadeia alimentar dos animais e, no final, o ser humano também está ingerindo plástico quando come um peixe ou marisco. Estudos recentes encontraram microplástico no pulmão, estômago e corrente sanguínea de pessoas.

Fonte: ASCOM GAP

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.