Voluntários de Ilhéus removem quase 1 tonelada de lixo da praia

O convite foi feito durante todo o mês de setembro e 250 voluntários compareceram no último sábado (16), na Praia da Avenida para retirar o lixo acumulado pela população e pelos rios que desaguam na Baía do Pontal. Um dos líderes do Dia Mundial de Limpeza em Ilhéus foi o Grupo de Amigos da Praia (GAP). A ação foi realizada após uma aula de alongamento e café da manhã natural com itens da agricultura familiar.

Quarenta minutos depois, os resultados do mutirão foram impressionantes. Os voluntários tiraram 549 quilos de lixo, com grande quantidade de pneus, plásticos e microplásticos, este último um resíduo perigoso para a vida marinha e que afeta principalmente a produção pesqueira. Em 2023, a ação teve uma novidade, o concurso de plogging, esporte que estimula a correr e catar lixo em ambiente urbano. Três pessoas arrecadaram juntas 100 kilos, a dedicação dos ganhadores foi admirável. Para estimular a educação ambiental com as crianças , o professor e técnico, Gabriel Macedo, promoveu uma aula de surf.

O Caminho do Mar, que inaugura mais uma trilha para os banhistas na Praia da Avenida em Ilhéus, era uma reinvindicação antiga dos moradores, confrme afirma Dávila Maria, diretora executiva do GAP, e completa a agrônoma: “O GAP nasceu na praia da avenida, é sediado nesta praia, e a maioria de seus fundadores moram nela e nos arredores, ela é o nosso xodó. Desde 2018, já fizemos mutirões entre a área do porto ao Cristo e ter mais um acesso é fundamental. Pescadores e moradores já caminhavam por ali, agora instalamos placas educativas e quanto mais a comunidade desfrutar desta praia linda, mais cuidará deste patrimônio natural”, enfatiza.

Educação

Para as crianças presentes, o estímulo foi desfrutar de uma praia limpa por suas próprias mãos, já que pais e filhos estavam ativos na limpeza da área. O projeto GAP Surf visa estimular o contato das crianças com esportes do mar, fomentando o bem-estar físico e a cidadania.

Houve mutirões com outros pontos da cidade, em Olivença com o Instituto Marola, na Zona Norte com o Instituto Global Brasil, na Lagoa Encantada com Associação de Moradores, e nas Praias do Sul com a equipe da FG Soluções de Limpeza.

Sobre o GAP

ONG que atua desde 2018 com conservação da paisagem costeira e sua biodiversidade. Hoje tem 13 projetos permanentes, que perpassam pela defesa do meio-ambiente, emergência e pós-emergência climática e humanitária, esportes para cidadania, gestão eficiente de resíduos sólidos e compostagem.

Texto e foto: ASCOM/GAP

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.