Usina para transformar lixo em energia poderá ser instalada em Itabuna

O município de Itabuna poderá ganhar uma usina de plasma para processamento de lixo. O assunto foi discutido em reunião entre o prefeito Fernando Gomes e representantes da Gallarati Engenharia no Brasil, empresários Ivan Montenegro, Rajesh Kumar e Otávio Campos. A usina terá investimento de aproximadamente 50 milhões de euros, o equivalente a R$ 200 milhões,por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a empresa e a prefeitura municipal, a quem cabe como contrapartida a cessão de uma área de cinco hectares para implantação da usina.

O prefeito lembrou que há 12 anos, no seu quarto mandato, visitou um projeto de tratamento de lixo e esgotos similar ao apresentado agora, nas cidades italianas de Milão e Bari, e ficou impressionado com a eficiência da tecnologia para tratamento da água poluída dos rios. Também questionou sobre a origem dos recursos, que seria de um fundo italiano para projetos na área ambiental e defendeu que o projeto seja ampliado através de uma parceria com Ilhéus, uma cidade do porte de Itabuna e outros municípios da região, através da formação de um consórcio intermunicipal.

Fernando Gomes mostrou aos empresários os problemas de Itabuna na área ambiental, que poderiam ser resolvidos com um projeto deste porte, a destinação do lixo com a eliminação do lixão e a poluição do rio Cachoeira, que está morrendo. Ficou definido no encontro a visita de um empresário italiano a Itabuna para discussão e formatação do projeto da PPP.

Emasa – Outro ponto destacado pelo gestor é que a solução dos problemas de saneamento básico e de despoluição do rio Cachoeira passa por um estudo solicitando à Fundação Getúlio Vargas sobre o futuro da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), que poderá ser objeto de uma outra parceria público privada  A empresa também tem um problema com perdas de 56 da água, quando o ideal seria um limite de 15%.

O encontro com os representantes da Gallarati teve as participações do Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento e do superintendente da Agência Reguladora do Serviço Público de Itabuna (Aserpi), Jorge Vasconcelos, além dos presidentes da OAB – Subsecção, Edmilton Carneiro e da Associação dos Aposentados do Banco do Brasil, Ivann Krebs Montenegro e do secretário da Academia de Letras Grapiúna (Agral), Washington Cerqueira.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.