Rodada de Negócios fortalece aliança entre Itabuna e Brusque

A 2ª Rodada de Negócios Itabuna/Brusque reuniu empresários, secretários municipais, representantes de instituições e vereadores, nesta quinta-feira (27). O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. O principal objetivo foi discutir perspectivas para contribuir com o desenvolvimento de Itabuna.

Uma comitiva do Governo da Bahia liderada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, apresentou aos empresários de Santa Catarina os programas de incentivo do Estado que poderão ser dados às empresas interessadas em se instalar em Itabuna. A meta é fortalecer a política de atração de empresas definida pelo prefeito Fernando Gomes.

O prefeito destacou as ações nas áreas da educação, saúde, trabalho e segurança, e lembrou que o governador Rui Costa visita a cidade a partir de hoje para participar das comemorações dos 107 anos de emancipação política e administrativa do município e assinará convênio para conclusão das obras do Teatro Municipal. “Além disso, dentro de 30 dias, o aeroporto de Itabuna será reativado para receber pequenas aeronaves”, enfatizou.

2ª Rodada de Negócios em Itabuna
Prefeito Fernando Gomes

João Leão apresentou a Agenda Territorial de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e garantiu que o Estado planeja novos investimentos para o Sul da Bahia. “Itabuna merece essa atenção, precisamos voltar a investir e já iniciamos este trabalho”, enfatizou o vice-governador. Presentes também a secretária Estadual do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Olívia Santana; superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães; deputado estadual, Eduardo Salles e a analista da Embasa, Mariana Vieira, que representou o Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

Comitiva de Brusque – O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirollo, liderou a comitiva de Santa Catarina. Ele elogiou a posição estratégica de Itabuna e encontra, e lembrou os laços de Brusque com o Sul da Bahia, pois 10% da população de sua cidade é formada por baianos desta região, principalmente Buerarema e Itabuna. “Hoje está sendo dado mais um passo para que Brusque possa congregar ainda mais com Itabuna e Região. O crescimento de Itabuna representa o nosso crescimento”. Entre as empresas que estiveram representadas na 2ª Rodada de Negócios: Rio Vivo, Fischer, ZM, Retióleo (SP), Zaeli, Havan e Atlântica.

Para o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, John Nascimento, este foi um dia muito especial. “Um momento histórico, pois firmamos uma excelente parceria com o Governo do Estado para o fortalecimento da nossa política de atração de empresas”. Ele anunciado a chegada da empresa paulista Retióleo, que trabalha com reciclagem de óleo, que começa as atividades a partir de 15 de agosto.

O Secretário da Fazenda e Planejamento de Itabuna, Paulo Fontes, fez apresentou o Anuário Estatístico do Município (2013-2016), que contém dados oficiais da cidade: história, demografia, economia, agropecuária, trabalho, entre outros. O procurador geral do município, Luiz Fernando Guarnieiri, também fez uma explanação sobre a vocação de Itabuna para o desenvolvimento. Ao final do encontro, a comitiva de Santa Catarina, acompanhada de representantes do Governo do Estado e do Município, foi conhecer a cidade e potenciais áreas que para sediar as empresas.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.