Como o mercado livre de energia solar pode auxiliar o país?

(Por Rogério Albuquerque) – A partir dos constantes aumentos tarifários na conta de energia, cada vez mais empresas vêm se moldando para permanecer firmes no mercado e ao mesmo tempo acompanhar inovações benéficas a seus negócios, buscando de forma contínua a melhoria da eficiência e produtividade.

Segundo a Frente Nacional dos Consumidores de Energia, os brasileiros vão pagar R$342,8 bilhões em 2023 em tarifas de energia em 2023, sendo que 40% desse valor é representado por encargos e tributos.

Uma das novas fontes de energia que tem se destacado neste cenário como uma solução viável e sustentável é a energia solar. Ela é tida como uma fonte gerada pelo calor ou até mesmo pela luminosidade solar, porém, a realidade baseia-se na captação da energia por painéis solares, formados por células fotovoltaicas e transformadas em elétrica ou mecânica.

O uso da energia solar pode ser utilizada e trazer benefícios para diversos estabelecimentos, como hotéis, residências urbanas, grandes redes do comércio e indústria.

Essa fonte natural precisa ser vista como um importante aliado das organizações, visto que, além de contribuir com o meio ambiente por ser uma energia limpa que não agride o ecossistema, também possui um potencial elevado para os negócios se destacarem frente aos seus concorrentes e consumidores, deixando explícita a preocupação com os fatores que envolvem ou prejudicam a sociedade como um todo.

Entre as soluções que tem contribuído com a implementação deste sistema nas empresas é o chamado “Mercado Livre de Energia”, um ambiente de compra e venda de energia elétrica, em que os consumidores escolhem o próprio fornecedor e negociam preço, prazo e volume diretamente com as geradoras ou comercializadoras.

.A migração para esse mercado oferece vantagens, como a possibilidade de reduzir custos em até 35%, já que a contratação é feita diretamente do fornecedor e permite a negociação dos preços e prazos.

Outro ponto a ser analisado é que o Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento da energia solar e conta com altas perspectivas para o futuro do setor. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a capacidade instalada de energia solar no país deve crescer para 28 GW em 2023, representando cerca de 11% da matriz elétrica brasileira.

A energia solar está cada vez mais acessível e competitiva em relação às fontes tradicionais de energia, o que impulsiona a adesão das organizações. Ou seja, o momento atual é positivo e o futuro pode ser um grande passo para a ampliação deste sistema no país, sendo um passo estratégico para todas as empresas que desejam crescer e ainda valorizar o seu negócio.

Sobre a Card

Após a junção anunciada no ano de 2021 entre o Grupo Card e a Rede Tendência, que se tornou Card, a empresa contempla mais de 20 anos de experiência no mercado de meios de pagamento e soluções de tecnologia, atuando em mais de 90 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Mais de 50 soluções podem ser encontradas na plataforma card e nas maquininhas, como telecomunicações, gift card e mobilidade urbana em todo o país. Saiba mais: https://grupocard.com.br/

Rogério Albuquerque é ‘head’ de produtos da Card

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