Reta final: 5 dicas para organizar uma rotina de estudos para o Enem

Faltando 10 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro, uma grande expectativa recai sobre os ombros de muitos jovens que veem neste teste um potencial divisor de águas em suas trajetórias educacionais.

Neste período crucial, Ana Paula de Souza Colling, Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e professora do Instituto Âncora Educação, compartilha dicas valiosas sobre como otimizar a preparação nessa reta final. Suas orientações podem ser a chave para enfrentar o ENEM com confiança e determinação, potencializando as chances de sucesso.

1 – Mantenha uma rotina de estudos

Sabemos que manter uma rotina de estudos é importante em qualquer etapa da nossa formação e, especialmente para realização das provas do ENEM, ela se faz necessária pois auxilia na disciplina e concentração que são fundamentais para manter o foco nos dois dias de aplicação das provas.

Momentos de estudos proporcionam a continuidade da aprendizagem e estabelecem conexões que vão auxiliar na realização das provas nas diferentes áreas do conhecimento, bem como, irão apontar a necessidade de aprofundamento dos estudos e as áreas que precisam de um olhar mais específico.

2 – Elabore esquemas e mapas mentais

As provas do ENEM são complexas e utilizam diversas habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica e o hábito de construir esquemas e mapas mentais pode ser um facilitador na compreensão de questões complexas e que exigem um olhar mais aprofundado.

Ao elaborar esquemas e mapas mentais para estudar vocês realizarão conexões de diferentes áreas do conhecimento, bem como estimula funções cerebrais que irão auxiliar na realização das provas do ENEM a partir de uma visão geral e integradora da aprendizagem desenvolvida até esse momento tão importante.

3 – Explore questões de anos anteriores

Explorar questões de provas dos anos anteriores reforçam o aprendizado, pois é a oportunidade de observar como as diferentes áreas do conhecimento são avaliadas.

Não espere provas iguais, mas aproveite para estudar a partir de questões contextualizadas e interdisciplinares como as propostas no ENEM.

Quem sabe faça um grupo de estudos com seus amigos e juntos refaçam algumas provas?

Assim você poderá observar quais habilidades precisam de um olhar mais aprofundado e focar mais nelas, não acha?

4 – Mantenha-se atualizado

O ENEM traz em suas provas questões interdisciplinares e contextualizadas a partir de notícias relevantes do Brasil e do mundo, vindo ao encontro da proposta da BNCC (2018) que visa formar integralmente os estudantes.

Assim, é fundamental que você estudante busque diferentes fontes de informação, mantenha-se atualizado em relação ao mundo que o cerca, principalmente sobre os fatos ocorridos ao longo do último ano.

Dica: não se atenha a fatos dos últimos 6 meses e sim aos fatos ocorridos de 1 ano e meio até esse período.

5 – Estude, mas tenha um tempo para você

O ENEM pode trazer consigo a tão sonhada vaga na Universidade, no curso tão desejado, o futuro idealizado, mas não esqueça de que estudar é importante e fundamental, porém precisamos estar com a cabeça tranquila para termos êxito.

Mantenha sua rotina de estudos e tenha tempo para você.

Tire um tempo para ver um filme ou uma série, ler um livro, ir à academia, caminhar, jogar conversa fora com os amigos, fazer algo que goste.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.