Confira seis dicas de como se preparar para o Enem 2023

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das etapas mais importantes na vida dos estudantes que almejam ingressar em uma instituição de ensino superior. As inscrições para realizar a prova em 2023, que acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, já estão encerradas e os alunos têm alguns meses para se preparar.

Confira as dicas que Arthur Buzatto, presidente e mantenedor da Escola Vereda, instituição particular de ensino integral com custo acessível na Grande São Paulo, preparou para um bom planejamento dos estudos.

“A preparação para o Enem pode ser desafiadora e um momento de muita ansiedade. Ao seguir essas dicas, os estudantes podem se preparar de maneira mais tranquila, aumentando suas chances de sucesso”, orienta Buzatto.

1. Organize-se antecipadamente: é essencial criar um cronograma de estudos realista, distribuindo o tempo disponível para revisar todas as disciplinas abordadas no Enem. “Dessa forma, será mais fácil acompanhar o progresso e evitar a sobrecarga de estudos próximo à data da prova”, indica. Dividir as matérias em blocos e estabelecer metas diárias, semanais e mensais também é uma boa prática.

2. Conheça o formato da prova: familiarizar-se com a estrutura do Enem permite entender as diferentes áreas de conhecimento abordadas e a quantidade de questões em cada uma delas. “Uma das melhores maneiras de se preparar para o Enem é fazer simulados com provas de anos anteriores. Isso ajuda o aluno a se familiarizar com o formato, gerenciar seu tempo e a identificar os pontos em que precisa melhorar”, explica Buzatto.

3. Faça um plano de estudos personalizado: fazer um plano de estudos personalizado é uma estratégia que maximiza o aprendizado de cada aluno em particular. Segundo Buzatto, essa é uma forma de tornar o estudo mais produtivo. “Identificar as próprias dificuldades e focar nelas, sem esquecer de reforçar os conteúdos que já domina, garante um plano muito mais eficaz”, completa.

4. Utilize recursos didáticos variados: além dos livros e materiais escolares, uma boa dica é aproveitar recursos digitais, como videoaulas, plataformas de estudos online e aplicativos específicos para o Enem. Essas ferramentas podem oferecer explicações complementares, exercícios práticos e simulados, contribuindo para a diversificação dos métodos de aprendizado.

5.Forme grupos de estudo: compartilhar conhecimentos e experiências com outros estudantes pode ser altamente benéfico. Uma forma de fazer isso é a criação de grupos de estudo com colegas que tenham objetivos semelhantes. “O estudo em grupo pode ser um grande incentivo. Além disso, ensinar e explicar conceitos para os outros também ajuda a consolidar o próprio conhecimento”, complementa o presidente da Escola Vereda.

6.Cuide de sua saúde física e mental: manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente e reservar tempo para atividades de lazer são cuidados que fazem muita diferença no rendimento dos estudos. “A ansiedade é um fator que pode atrapalhar muito os alunos que estão nessa fase. Por isso, é importante lembrar que o descanso é fundamental para que a aprendizagem de fato aconteça”, finaliza Buzatto.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.