Empresas de Ilhéus aderem a projeto de sustentabilidade

O Grupo de Amigos da Praia de Ilhéus (GAP) vai distribuir 100 composteiras para restaurantes, lanchonetes, pousadas e hotéis da cidade, como parte das ações de sustentabilidade do Projeto Composta Ilhéus. Esses empreendimentos irão fazer a gestão dos resíduos orgânicos de forma eficiente e descentralizada, dispensando a coleta tradicional e poupando recursos dos cofres públicos.

Em 2022 , com implantação de minhocário em 500 residências, foi finalizada a a primeira fase do Composta Ilhéus, em escala doméstica. Agora, as ações se estendem para a escala comercial. “Sou professor de Surf e sempre catei lixo na praia com meus alunos. Nas reuniões do GAP sempre perguntam como chega tanto lixo na praia.  Daí identificamos as omissões das famílias e empresas. Como somos uma organização propositiva, decidimos montar esta rede de composteiras, que é a maior ação de saneamento descentralizado da Bahia”, diz Gabriel Macedo, presidente do GAP e técnico profissional de surf.

A compostagem é o processo de decomposição dos bioresíduos, e ao final, gera o composto orgânico, que pode ser acelerada com algumas técnicas e soluções baseadas na natureza como a adição das minhocas californianas vermelhas.

Pequenos negócios do setor de alimentação podem se inscrever
gratuitamente para receber o Kit Completo, pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdexqBwo3Yum3PcGMMGPi6w
WBG1Cy4c3EsjEbt6dtMjy7yfhg/viewform

O kit contém uma composteria de 240 litros, minhocas e serragem e assistência técnica. O projeto garante também assistência técnica permanente com agrônomos e treinamento da equipe de forma presencial com visitas do técnico agrícola Devisson Santos. “Espero ser um agente de transformação para os contemplados, mantendo contato, agendando visitas e orientando, transformando os resíduos que iriam para o aterro sanitário em vida, é um desafio sair da assistência técnica agrícola rural para zona urbana”, afirma o profissional, egresso do Instituto Federal de Uruçuca.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:[email protected] ou
pelos contatos 073-98850-1323 (whatsApp) e 073-3223-4081 (fixo).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.