Projeto incentiva troca de saberes entre a literatura escrita e narrativa oral

O Coletivo Útero Amotara Zabelê, localizado no sul da Bahia, a partir da cultura do povo Tupinambá de Olivença, realizou o projeto “Quem ouve um conto, aumenta um ponto” com o objetivo de incentivar a leitura baseada na troca de saberes entre a literatura escrita e a narrativa oral.

Foram realizados vídeos a partir de ações pontuais, onde cada encontro é estimulado por uma mediação de leitura sucedida pela troca de saberes de um convidado. Os convidados foram escolhidos pelo reconhecimento em seu território como detentores de saberes, e, pelo pouco acesso destes com a literatura escrita, sendo a maioria artesãos e pescadores não alfabetizados ou semi-alfabetizados.

A curadoria do acervo de mediação foi realizada especificamente a partir da identidade do universo destes interlocutores. Os encontros serão finalizados em uma série de vídeos a serem vinculados de forma livre na internet e mídias sociais.

O projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Com o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB), a FPC destinou R$ 3,5 milhões para profissionais da área de cultura que estimulam o acesso ao livro, leitura e escrita no estado. Todas as propostas estão relacionadas à formação de leitores, de mediadores de leitura, à promoção e democratização do acesso a livros. As iniciativas atenderam algumas exigências como a criação de ambientes físicos ou virtuais para a prática da leitura, da escrita ou da divulgação de livros com acessibilidade; o estímulo à formação de redes criativas, sociais e culturais voltadas para o livro, a leitura e a escrita; além do fomento à publicação, autopublicação, intercâmbio e divulgação de autores baianos.

Serviço

O que: Quem ouve um conto, aumenta um ponto

Quando: abril

Onde:

Youtube – Levanta Zabelê

Instagram – @levantauterozabele

Site – http://levantazabele.eco.br/

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.