Estudantes da Uesc premiados em evento de pesquisa científica

Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram premiados em evento de pesquisa científica. Os bolsistas de iniciação científica voluntária, Jaciane Rodrigues dos Santos e Matheus dos Santos Reis, foram destaque na 38ª edição do Encontro Regional de Botânico (ERBOT), realizada em Porto Seguro, no último mês de maio, com o tema “Diversidade Vegetal da Mata Atlântica: tecendo redes de conhecimento”. O ERBOT é um evento anual, promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

Estudantes do Bacharelado em Ciências Biológicas da Uesc, orientados pela professora visitante do Departamento de Ciências Biológicas, Jaciane Rodrigues e Matheus Reis dos Santos, 3° semestre, conquistaram o 1º Lugar na categoria Pôster, da área temática Botânica Estrutural. O projeto conta uma equipe composta por discentes e docentes da Uesc e de outras instituições do Brasil.

Os trabalhos apresentados resultam do projeto de pesquisa da Uesc, intitulado “Coléteres estipulares em espécies de Faramea Aubl. (Rubiaceae): anatomia, ultraestrutura e contribuições para a taxonomia”. O ERBOT tem como principais objetivos difundir a Botânica e a diversidade vegetal, congregando e fomentando o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área com interesse na flora regional, além de divulgar a importância da Botânica para a sociedade, a partir de atividades voltadas ao público extra universitário.

Os programas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações, atende a instituições públicas e privadas. Para participar, o auno deve encontrar um(a) professor(a) que possa orientá-lo na área de seu interesse de conhecimento. A cota de bolsas é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

A bolsa tem duração de doze meses, se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional, com início em 1º de agosto.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.