Projeto Respeita as Mina capacita agentes de saúde em Itabuna

O projeto Respeita as Mina, de enfrentamento à violência contra as mulheres, realiza oficinas de capacitação para agentes municipais de saúde de Itabuna, nesta terça-feira (14), a partir das 8 horas, no auditório da FTC. As oficinas atenderão agentes dos módulos I a IV, visando fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência na cidade. O evento é uma parceria com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna (SindiACS/ACE).

As oficinas serão ministradas em dois turnos: manhã e tarde. Os agentes serão divididos por módulos com o objetivo de melhor qualificar para o atendimento às mulheres e melhor acompanhar a responsabilização dos agressores. Realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, o projeto Respeita as Mina Litoral Sul resulta de Emenda Parlamentar do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB).

Para a coordenadora do Projeto Respeita as Mina – Litoral Sul, Kaliana Fontes, os agentes de saúde são fundamentais no processo de conscientização dos direitos das mulheres e contra a violência de gênero. “Eles são profissionais que estão em contato direto com as famílias e muitas vezes os primeiros a identificar os casos de violência contra às mulheres e podem contribui bastante, através da informação para minimizar os casos”, diz Kaliana.

O objetivo maior é engajar e sensibilizar a população local para a importância da luta contra a violência às mulheres, buscando o fortalecimento da rede de atenção e também a conscientização da população em geral, principalmente da juventude para as graves consequências do machismo. Serão realizadas oficinas de capacitação, abordando o enfrentamento à violência a partir de um recorte de gênero. As oficinas são voltadas para a rede de atenção à mulher, rede de segurança, representantes da sociedade civil e estudantes da rede pública de Educação.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.