Energia solar na Bahia foi tema de encontro entre governo e empresários

A energia solar fotovoltaica na Bahia e o desenvolvimento do setor foram os temas do encontro Café com Energia, realizado dia 31 de agosto em Salvador. Participaram empresários, representantes do Governo do Estado e de entidades da categoria se reuniram, para discutir as medidas que devem ser adotadas para que o Estado também seja líder na fabricação de painéis fotovoltaicos, já que possui a melhor sílica do país.

“Ter a produção do vidro e silício será uma vitória para a Bahia, porque passaremos a ter toda a cadeia produtiva dentro do estado, gerando mais emprego e desenvolvimento, principalmente na região do semiárido de maneira sustentável e ecológica”, explicou Paulo Guimarães, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A Energia Solar está dentro de um contexto ainda mais privilegiado que o eólico, porque a distribuição de energia não depende de leilões ofertados pelo governo federal, principal entrave para que o setor obtenha ainda mais progresso. “As perspectivas da energia solar são muito melhores, pois a geração distribuída pode se desenvolver de maneira independente. Estima-se que na Bahia se tenha 4,4 vezes um consumo residencial e comercial menor do que o seu potencial de implantação. Então, o Governo vem incentivando a produção local, a geração distribuída e a aplicação disso, como foi feito no próprio estádio de Pituaçu”, completa Paulo.

Outro ponto é a cadeia de serviços. Há possibilidade de alugar os painéis na residência, no comércio e, portanto, não será necessário que o usuário faça investimento próprio. Existe um caminho longo a ser descoberto e percorrido dentro da cadeia solar. Os benefícios são estratégicos, segundo Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR. “Redução de gastos, atração de novos investimentos, geração de empregos, desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva, aquecimentos de economias locais. Nos Estados Unidos, um a cada 50 novos empregos está ligado ao setor de energia solar. O segmento vai crescer no Brasil 11 vezes mais em potência instalada e grande parte será na Bahia”, explica Sauaia.

Para ajudar ao crescimento do setor, o Governo está somando esforços junto à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), com a isenção de impostos e incentivos fiscais, conforme anunciado pela SDE, na última semana. O Comprasnet e o Cadastro Único, plataformas digitais que unificam todos os fornecedores do Estado, tornam mais atraentes o investimento no setor.

Dados de Energia Solar Fotovoltaica na Bahia – O parque solar Lapa, considerado o maior parque solar fotovoltaico em operação no Brasil, entrou em operação em junho. Localizado em Bom Jesus da Lapa (BA), o parque é composto por duas usinas, com capacidade instalada total de 158 megawatts. A operação do parque é da Enel Green Power, subsidiária brasileira do grupo italiano Enel.

São mais de 20 empresas desenvolvendo projetos eólicos na Bahia. A média de empregos é de 15 empregos gerados por MW em toda a cadeia produtiva, portanto 26.265 postos foram gerados nos 71 empreendimentos em operação e cerca de 60.000 serão gerados com a construção dos 170 projetos

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.