Projeto Arte-Dança apresenta espetáculo ‘Jorge Sempre Amado’

A dança é considerada uma das artes que mais expressam sentimentos. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Projeto Sociocultural Arte-Dança, apresentou o espetáculo “Jorge Sempre Amado”, parte da programação em homenagem aos 111 anos do escritor. A atividade aconteceu no último sábado (12), no Teatro Municipal de Ilhéus.

Para a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, o projeto amplia o trabalho desenvolvido pela pasta, com inclusão dos estudantes da rede municipal de ensino em ações que fomentam a cultura. “Atendemos, principalmente, as comunidades onde o acesso de crianças e adolescentes às ações artísticas e culturais é menor”, ressaltou.

A iniciativa tem o objetivo de realizar a conscientização corporal, utilizando músicas clássicas e específicas para aulas de iniciação ao ballet. O espetáculo pode ser definido como um jogo de corpos com interpretações lúdicas de trechos baseados em obras do escritor Jorge Amado.

Construídas com gestual abstrato em temas musicais de compositores brasileiros, as coreografias são assinadas pela professora e coreógrafa Sôanne Marry, responsável pelo Projeto Arte-Dança.

A principal característica do espetáculo é o diálogo entre elementos do teatro, dança e da música, todos reunidos com o intuito de conduzir o espectador por uma narrativa não linear, mas concreta do cotidiano dos seres que habitam a grande linha de inspiração: Ilhéus, Jorge Amado e a Bahia.

“Jorge Sempre Amado”, produção que evidencia a cidade de Ilhéus e a plenitude de obras de um dos maiores nomes da literatura brasileira, embalada por músicas de autoria do próprio Jorge Amado e em parceria com Dorival Caymmi, João Bosco, Aldir Blanc e Tom Jobim.

As coreografias de dança contemporânea e jazz retratam o cotidiano de alguns personagens marcantes, como Tereza Batista, Dona Flor, Gabriela, dentre outros. O roteiro também apresenta os laços do escritor com as culturas de matriz africana, adotadas e difundidas Brasil afora.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.