Amigos lamentam morte do músico Letto Nicolau, vítima de infarto
O cantor, professor, compositor e regente, Letto Nicolau, faleceu na noite de quarta-feira (11), em Ilhéus, por volta das 22 horas, onde se tornou um dos principais expoentes da produção cultural no Sul da Bahia. Vítima de infarto fulminante, a morte do artista, aos 60 anos, provocou uma comoção nas redes sociais, com postagens de familiares, artistas e amigos lamentando sua partida precoce.
A cantora e compositora Selma Aguiar, parceira do músico, desde a década de 1980, disse que está perplexa com essa tristeza assombrosa. “Letto viveu em função da arte e cultura. Com seus projetos musicais, enriqueceu a cultura do Sul da Bahia, profissionalizando pessoas em diferentes idades, e imprimiu a cultura da boa música nos diversos gêneros, capacitando-nos a criar, produzir, transformar, ser e existir. É, sem dúvidas, uma nota musical que fará imensa falta na orquestra da vida”, lamenta.
A atriz e produtora cultural Eva Lima, hoje diretora de Cultura do município de Santa Luz, também lamentou a morte de Letto. “Pra você, tiro meu chapéu e deixo o estandarte da cultura de hoje. Quantos trabalhos juntos, desde a Banda Massa Real, nos idos dos anos 80”, lembrou.
Anderson Andhy, professor, ator, diretor de teatro e gestor da Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, vibra para que Letto possa “reger ainda ainda mais, de onde estiver, nossos fluxos culturais para positividade. Luz que era entre nós, com certeza brilhará ainda mais pela eternidade”.
Ex-secretário de Cultura de Ilhéus, escritor, ator e diretor Pawlo Cidade, pontuou que Letto era um parceiro e amigo. “Fizemos alguns projetos juntos. Que Deus conforte toda a família”.
O músico foi criador da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos e um dos idealizadores do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (Faeg-Sul) e ativista sempre presente nas lutas pelo fortalecimento da cultura na região.
O velório está sendo realizado na casa dele, na Rua hortencia, nº 238, bairro Nelson Costa. O sepltamento está previsto para as 15 horas, no Cemitério São João Batista (Nelson Costa).