Faculdade de Ilhéus realiza IV Simpósio de Psicologia virtual
A Faculdade de Ilhéus realiza o IV Simpósio de Psicologia da será realizado, nesta terça-feira, 24 de novembro, das 18 às 22 horas. Este ano, por consequência da pandemia da Covid-19, o evento acontecerá de forma virtual, na Plataforma Teams, com transmissão simultânea no canal oficial da instituição no YouTube.
Dirigido aos alunos do curso de Psicologia, o Simpósio pode contar com a participação de estudantes de outras instituições de ensino e da comunidade em geral. O tema central do evento é “Psicologia, pós-modernidade e práticas emergentes”, que será abordado com a participação das professoras doutoras Ana Mercês Bahia Bock e Maria da Graça Marchina Gonçalves.
A programação terá início com um momento cultural de Marierre e banda. Às 18h30min, haverá conferência de abertura sobre o tema central do Simpósio com professor Lahiri Argollo, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus.
Em seguida, acontecerá a palestra sobre o tema “Compromisso social da Psicologia: os desafios da pandemia”, com a professora Ana Mercês Bahia Bock, psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professora titular nos cursos de graduação em Psicologia e de pós-graduação em Psicologia da Educação. Bock foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões e tem várias publicações como organizadora, autora ou coautora.
A segunda palestra será com a psicóloga e professora Maria da Graça Marchina Gonçalves, sobre o tema “Discurso Pós-Moderno e a dimensão subjetiva da desigualdade social”. Mestra e doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, onde é atualmente assistente doutora. Possui vasta experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica e é membro da diretoria do Instituto Silvia Lane.
Sobre o curso
O Curso de Psicologia visa propiciar aos seus alunos uma formação teórica e metodológica fundamentada, que lhes permitam desenvolver a capacidade crítico-reflexiva, para atuarem em diferentes contextos sócio-culturais, dentro do rigor ético e comprometidos com o desenvolvimento do conhecimento psicológico, promovendo a saúde e desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos.
Para atingir tais objetivos, ao longo do curso, os alunos serão levados a valorizar as diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas da Psicologia; integrar os conteúdos teóricos à prática, por meio de conteúdos práticos das disciplinas e do estágio curricular básico e profissional;
participar de projetos de extensão, como forma de inserção e intervenção na comunidade e
articular as diferentes disciplinas do curso, na medida que concretizarão 140h de trabalho interdisciplinar ao longo do curso.