O Abebé Ancestral – Documentário aborda a história de Mejigã

A partir das vozes de Mãe Darabi (Ialorixá), Olúkóso (Kolabá de Xangô) e das performances da atriz Izadora Guedes, o documentário O Abebé Ancestral aborda a história de Mejigã, sacerdotisa nigeriana que sofreu diáspora no século XIX e foi escravizada no Engenho de Santana, do qual escapou, resistindo e se tornando simbolo de empoderamento ao gestar uma dimensão Ijexá no Sul da Bahia.

O livro “Mejigã e o Contexto da Escravidão” é uma coletânea de textos sobre as memórias e história da superação de Inês Maria, de nome nagô Mejigã, sacerdotisa de Oxum na África, escrava no Engenho de Santana em Ilhéus. Organizada pelo professor, escritor e babalorixá Ruy Póvoas a obra foi publicada pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – Editus – em 2013.

O livro, conforme destaca Ruy Póvoas, traz à luz “parte da história do nosso povo, de nossa gente, de nossa terra, até hoje repassada apenas pelas vias da oralidade. Trata-se, portanto, de um resgate da história. E, sobretudo, de contar a história do ponto de vista do excluído. Com isso, estaremos promovendo a divulgação do saber e do conhecimento de uma comunidade afrodescendente, contribuindo para integração de saberes e quebra de preconceitos”.

Abebé Ancestral é resultado da Oficina de Vídeo Educativo (UESC – 2019.2), com direção geral de Paulo Ferreira, orientação de Betânia M. Vilas Bôas e co-orientação de Alba Cristina Soares. Está disponível no You Tube.

Contatos
Instagram: @pauloferreirafotografia
E-mail: [email protected]

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.