TikTok banido: Índia bane o app e Instagram ganha mercado

O TikTok, novo app queridinho nas Mídias Sociais, começa a sofrer as consequências da crescente tensão global envolvendo a China e vários países. Apesar de já ter sido ameaçado de ser banido dos EUA, foi a Índia que deu o primeiro passo para banir o TikTok. Sim, o TikTok foi banido da Índia.
egundo o Ministério de Tecnologia da Índia, mais de 58 aplicativos foram banidos. O mais popular entre eles é o TikTok. A popularidade do TikTok aumentou muito nos últimos meses por aqui. Segundo a publicação do Ministério de Tecnologia da Índia:

“Invocando seu poder sob a seção 69A da Lei de Tecnologia da Informação, lê-se com as disposições relevantes (Procedimentos e Salvaguardas para Bloqueio de Acesso à Informação pelo Público) 2009 e tendo em vista a natureza emergente das ameaças decidiu bloquear 59 aplicativos (consulte o apêndice), pois, tendo em vista as informações disponíveis, eles estão envolvidos em atividades prejudiciais à soberania e integridade da Índia, defesa da Índia, segurança do estado e ordem pública.”

Tensões militares

Com a ajuda de investimentos altos em publicidade, com anúncios até no Big Brother Brasil, o app de vídeos se tornou o queridinho das celebridades. Até aí tudo bem, afinal, aplicativos como o Snapchat também tiveram um crescimento meteórico. Contudo, ele não está passando o que o TikTok está no momento.

Porém, as suspeitas crescente contra o Governo Chinês, acusado por países como Estados Unidos, por espionagem e as crescentes tensões militares entre Índia e China, levaram à tomada desta decisão.

Conforme a nota do Ministério da Índia, 59 apps foram banidos por lá. Certamente, o TikTok foi o que mais deve ter sofrido com esta sanção. Segundo o Statista, o TikTok foi o app mais baixado na Índia em 2020.

Instagram Reels

No meio de toda essa confusão, o Instagram lançou recentemente sua ferramenta para concorrer com o TikTok: o Instagram Reels. Como já virou tradição, sempre que uma nova ferramenta ou funcionalidade surge, ou o Facebook compra, como fez com o WhatsApp, ou ele copia, como fez com o Instagram Stories.

O Instagram Reels é uma nova funcionalidade, dentro do Instagram Stories, que “copia” as ferramentas de edição de vídeos que tornou o TikTok famoso no mundo inteiro.

O recurso vem com o objetivo de concorrer com o aplicativo TikTok e traz a possibilidade de editar vídeos curtos, de até 15 segundos, diretamente no Instagram. Com ele, você consegue acelerar, unir vários trechos de vídeos, adicionar músicas e uma série de efeitos personalizados em suas criações.

Com o TikTok banido em um dos países com maior população do mundo, aparentemente o Instagram e o Reels, vão ficar mais tranquilos sem concorrência. É claro que o Facebook também não é lá um exemplo de segurança, porém a crise política entre China, Índia e Estados Unidos, acabou respingando no TikTok.

Fonte: https://www.camilaporto.com.br/

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.