Cães farejadores são treinados para detectar pessoas infectados com Covid-19
Cães farejadores estão sendo treinados por uma ONG, em parceria com a Uiversidade de Durham, na Inglaterra, para detectar pessoas infectadas com o novo coronavírus. De acordo com a BBC News, a ONG Medical Detection Dogs já treinou cães para detectar o ‘cheiro’ (marcadores bioquímicos) da malária, do câncer e do mal de Parkinson.
A entidade trabalha com a Universidade através da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM). Claire Guest, porta-voz da ONG, disse que precisa descobrir como “capturar com segurança o odor do vírus dos pacientes”.
“Em princípio, temos certeza de que os cães podem detectar o Covid-19”, disse ela, confiante. Caso isso aconteça, os cães podem ser usados para rastrear qualquer pessoa, incluindo aquelas sem sintomas.
“Isso seria rápido, eficaz e não-invasivo, garantindo que os recursos limitados de testes do serviço de saúde britânico sejam usados apenas onde forem realmente necessários”, disse Guest.
O professor James Logan, chefe de controle de doenças da LSHTM, disse que a pesquisa demonstrou que os cães podem detectar o odor da infecção da malária com um nível de precisão “acima dos padrões da Organização Mundial de Saúde para um diagnóstico”.
Especialistas afirmam que “cães de detecção médica detectam diferentes tipos de odor para cada doença”.
Os cães podem estar prontos em seis semanas para atuar em um “diagnóstico rápido e não-invasivo”, disse o documento.
Coronavírus no Brasil – As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h40 desta sexta-feira (3), 8.165 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 332 mortes pela Covid-19. O Mato Grosso registrou a primeira morte nesta manhã: um homem de 54 anos, que foi internado no dia 29 de março. Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.
Na Bahia, um homem de 79 anos morreu, e o estado chega a quatro mortes pela doença. O Rio Grande do Norte e o Espírito Santo também alcançaram o número de quatro mortes cada um. Na manhã desta sexta, o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, divulgou a primeira morte pela Covid-19. A secretaria estadual de Saúde ainda não confirmou o caso.