Associações rurais receberão incentivos e máquinas em Itacaré
Associações rurais de Itacaré receberão patrulha mecanizada para o desenvolvimento comunitário na localidade. O assunto foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (19), com a participação do secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga.
Durante o encontro, que aconteceu na sede da instituição, para discutir as ações estabelecidas através do Convênio 172/2019, Luciano destacou que o investimento proposto visa minimizar as dificuldades da zona rural, e por isso, já foram adquiridos os equipamentos como o trator agrícola e a aradora com controle hidráulico, permitindo mais inclusão social e produtiva dos agricultores familiares.
Ao todo, 13 associações rurais no município de Itacaré utilizarão os equipamentos, entre elas Pancada Grande, Conjunto São Pedro, Andrés, Baétes, Pinheiro, Tesouras, Cajueiro, Matinha, Mata Grande, Camboinha, Toco Preto, Vale Negro e Água Fria.
“Os equipamentos devem chegar amanhã em Itacaré e estarão disponíveis na próxima semana. Essas ferramentas são necessárias para a execução das operações agrícolas, possibilitando às famílias uma maior produtividade e, consequentemente, melhorias de condições de sustentabilidade e incremento de renda”, destacou.
Gestão compartilhada – Além disso, foram tratados assuntos como a continuidade do processo de aquisição dos equipamentos apontados no convênio; gestão compartilhada para que se tenha mais segurança no manuseio dos equipamentos; termo de cooperação técnica e termo de uso, que permitirá o atendimento tanto em relação ao aspecto de gestão quanto de utilização e manutenção.
Participaram também da reunião,Josemar Ribeiro, Cezinha, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itacaré (CMDRS), José Alves Bubu, os associados de Pancada
Grande, Joel Pereira de Azevedo e Joseles de Jesus.
O CDS Litoral Sul é uma entidade consorciada de 13 Municípios, que possui convênios em parceria com o Estado da Bahia. O consórcio foi criado em 15 de maio de 2013 pelos gestores municipais do litoral sul da Bahia com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns, com a captação e otimização dos recursos financeiros. Fazem parte do consórcio: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Floresta Azul, Coaraci, Itapé, Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Itacaré, Maraú, Ubaitaba e Uruçuça.