Projeto atendeu municípios do Território Litoral Sul com formação gratuita

O Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (FAEG-Sul) atendeu dez municípios da região, com oficinas, palestras e rodas de conversas, mobilizando centenas de pessoas de março a dezembro de 2017. O balanço foi apresentado pelo presidente do colegiado, Victor de Aziz, durante a última etapa, em Itajú do Colônia, dia 14 de dezembro passado. Foram oferecidas 20 atividades de formação gratuitas em contação de história, xilogravura, música, teatro, comunicação, gestão cultural, Sistema Municipal de Cultura, audiovisual, gastronomia, elaboração de projetos, museus e patrimônio histórico, cidadania cultural e promoção da igualdade racial.

O prefeito de Itajú do Colônia, Djalma Orrico Duarte, recebeu os membros do fórum com um café da manhã, antes das atividades conduzidas pela mestra de cerimônia, proponente e coordenadora geral do projeto, Eva Lima. Também participaram do evento a secretária da Educação e Cultura, Maria Dalva Neres Bahia Guimarães; secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Carmem Lúcia Oliveira Cardoso e o presidente da Câmara de Vereadores, Juscelino Pires de Almeida. “Vou trabalhar para a criação da Casa de Cultura de Itajú do Colônia, com um espaço próprio para as ações culturais”, garantiu o prefeito.

Após a execução dos hinos nacional e municipal, com Yasmine Dantas e Kaynná Souza Alves, o grupo de capoeira Vôo de Liberdade, do Mestre Borracha e Instrutor Vagner, exibiu roda de capoeira e maculelê. Em seguida, se apresentaram a Fanfarra FAMUIC e o artista Gilney Show, com músicas que refletem a cultura da montaria, forte tradição do município. A população local foi contemplada com oficinas gratuitas de teatro e audiovisual, ministradas por Eva Lima e Victor de Aziz, respectivamente.

O FAEG-Sul Itinerante percorreu os municípios de Itapé, Santa Luzia, Itapitanga, Mascote, Almadina, São José da Vitória, Maraú, Pau Brasil, Coaraci e Itajú do Colônia, com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Contou com apoio das prefeituras municipais, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Proex/Uesc e Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.