OMS decreta emergência de saúde pública internacional por coronavírus


A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, na tarde desta quinta-feira (30), emergência de saúde pública de interesse internacional por causa do surto do coronavírus. O vírus já ocasionou 170 mortes na China e 8.100 pessoas infectadas. Essa é a 6ª vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005.

Na semana passada, pesquisadores haviam decidido que ainda “não era hora” de declarar o corona vírus como emergência global. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que houve uma divisão no painel de 16 especialistas independentes formado para analisar o avanço do coronavírus.

O encontro chegou a ser prolongado por falta de consenso. Dessa vez, a OMS entendeu que a conjuntura da disseminação do coronavírus dentro e fora na China justifica a nova medida. Ghebreyesus destacou que a declaração não é um sinal de desconfiança em relação à capacidade da China de conter a crise, mas uma reação à disseminação do coronavírus em outros países.

Esforço – Na coletiva de imprensa desta tarde, ele aproveitou para agradecer aos esforços dos profissionais das redes de saúde da China, que têm trabalhado “24 horas por dia e sete dias por semana”.

Cuidados

As recomendações da OMS são as mesmas que se aplicam para evitar a exposição a várias outras doenças. Veja a lista:

1- Limpe frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão;

2- Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço de papel — jogue o lenço fora imediatamente e lave as mãos;

3- Evite o contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre e tosse;

4- Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure cuidados médicos e compartilhe o histórico de viagens anteriores com o profissional de saúde;

5- Se visitar mercados de animais em áreas que atualmente apresentam casos do novo coronavírus, evite o contato direto sem proteção com animais vivos e superfícies em contato com animais;

6- O consumo de produtos animais crus ou mal cozidos deve ser evitado. Carne crua e leite devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, de acordo com boas práticas de segurança alimentar.

Fonte: Bahia.ba

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.