Jornalistas promovem seminário sobre fake news em Itabuna

Itabuna sedia o seminário “Jornalismo do sul da Bahia–Realidade e desafios no combate a Fake News”, nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no auditório da Coopec/Sicoob-Cooperativa de Crédito Mútuo do Funcionários da Ceplac, centro da cidade.

O evento é uma iniciativa conjunta da AM3-Assessoria e Consultoria em Comunicação, Sinjorba-Sindicato dos Jornalistas da Bahia, ABI-Associação Bahiana de Imprensa e o Sinapro-Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia.

A programação inclui painéis com a presença do senador Angelo Coronel, presidente da “Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News” do Congresso Nacional; da deputada Lídice da Mata, relatora da Comissão, do advogado Fábio Santos, especialista em Direito Digital, e dos jornalistas Moacy Neves, presidente do Sinjorba-Sindicato dos Jornalistas da Bahia, e Ernesto Marques, diretor da ABI-Associação Bahiana de Imprensa.

Eleições – O foco das discussões será o crescimento das fakes news no Brasil, sobretudo dentro do contexto das eleições municipais deste ano. Além dos debates, os organizadores pretendem também mobilizar os profissionais da área do sul da Bahia para a luta em prol da preservação da profissão de Jornalista.

Além dos jornalistas, estarão presentes também radialistas, publicitários, empresários, parlamentares, professores, estudantes e dirigentes de veículos de Comunicação e líderes comunitários.

Projeto de Lei (PLS) 246/2018Desde de 2018, tramita no Senado Federal Projeto de Lei proposto pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da casa, que “acrescenta dispositivos à Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, para dispor sobre medidas de combate à divulgação de conteúdos falsos (fake news) ou ofensivos em aplicações na internet”.

O PLS 246/2018 estabelece, no Art.21-A, que “qualquer cidadão é parte legítima para popor ação judicial questionando a divulgação de conteúdos falsos (fake news) ou ofensivos em aplicações na internet”.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.