Bombeiros coletam leite humano para bebês prematuros
Para garantir o leite materno aos bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, o Banco de Leite da Santa Casa conta com um forte aliado: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna. O projeto Bombeiros Amigos do Peito, visa aumentar a captação de leite materno e promoção da amamentação. Essa parceria é de extrema importância, pois, através dela, o serviço de coleta domiciliar pôde ser ampliado, chegando a mais residências do município de Itabuna.
Uma vez por semana, eles vão até as casas das mães doadoras, realizam a coleta e sempre que podem fornecem orientações sobre amamentação. De acordo com a enfermeira Bianca Baleeiro, tal ação contribui para esclarecer dúvidas e incertezas que são comuns no período pós-parto. O material doado atende à demanda de bebês prematuros, que estão com baixo peso, cujas mães não podem amamentar.
Cada 200 ml de leite pode alimentar até 30 bebês prematuros. O leite materno é um rico alimento de fundamental importância durante os primeiros meses de vida. No caso de bebês prematuros a necessidade do leite materno é ainda maior. Daí, a importância dessa parceria.
Sobre o Banco de Leite – O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é uma unidade especializada na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno e na execução das atividades de coleta, seleção, classificação, processamento e controle de qualidade e distribuição do leite materno, vinculada à UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes.
Só no primeiro semestre de 2018 o Banco de Leite mobilizou a doação de 200 litros de leite materno e atendeu a mais de 300 recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes. As iniciativas cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, o que garante a certificação de Hospital Amigo da Criança. A Unidade manteve a certificação na categoria “A” da Rede Global de Bancos de Leite, que avalia a aptidão do quadro funcional para os processos de trabalho em Banco de Leite Humano (BLH).