Pouso das Artes no Pelourinho vai funcionar como residência artística

O imóvel Pouso das Artes, no Pelourinho, vai funcionar como residência artística, a partir de 1º de setembro. Um cortejo festivo marcou a inauguração do novo espaço voltado para as artes em Salvador, dia 31 de gosto. O espaço receberá artistas e grupos culturais do interior da Bahia, de outros estados e até mesmo de outros países. A inauguração é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o objetivo de dinamizar e ocupar espaços poucos utilizados no Centro Histórico.

Para a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho, a residência artística possibilita a formação de um programa de intercâmbio cultural. “Artistas do interior, de outros estados e até do exterior que venham a Salvador para realizar alguma ação ligada às artes e a cultura podem solicitar hospedagem. Esse espaço no pelourinho vai facilitar o intercâmbio cultural e fomentar os grupos artísticos num período que exige da gente muita criatividade, seguindo uma maneira de pensar estes imóveis para que fortaleçam a arte e a cultura da Bahia”.

Pouso das Artes receberá artistas e grupos culturais do interior da Bahia. Foto: Paula Fróes/GOVBA
Pouso das Artes receberá artistas e grupos culturais do interior da Bahia.
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Com dois apartamentos de dois quartos e 14 leitos, sala, cozinha e banheiros, acesso à internet, mesas e cadeiras para refeições e estudos, o Pouso das Artes já está recebendo artistas em um projeto de teste. A atriz Aída Vitória, do grupo Cordel de Feira de Santana aprovou o espaço. “É muito bem organizado, limpo e com uma vista maravilhosa, no coração do Pelourinho. Para nós, artistas de outras cidades, essa é uma iniciativa maravilhosa, nos recebendo de portas abertas para expressar nossa arte aqui”.

Para o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, a iniciativa dá continuidade ao trabalho de ocupação feito pelo Instituto. “Queremos mudar a forma como o Centro Histórico é visto e aproveitado. Estamos movimentando toda a região com projetos que visam a dinamização de espaços pouco aproveitados. Nosso objetivo é esse, mais um prédio ocupado, com pessoas morando e fazendo entregas importantes para a sociedade. O Pouso das Artes é mais um passo que a gente dá em direção é isso”, explicou.

Pouso das Artes, casa onde receberá artistas e grupos culturais do interior da Bahia, é inaugurado.
Foto: Paula Fróes/GOVBA

O cortejo no Pelourinho contou com a participação de alunos e professores do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb, crianças e adolescentes com idades de 5 a 17 anos, tendo também como convidados a Escola Odemaster de Mussurunga, a Band’Axé, do Projeto Axé; a Banda Quabales do Nordeste de Amaralina; a Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro da Purificação, e as manifestações culturais Nativas de Arembepe e Boi Mirim de Parafusos, além de artistas de rua, circenses e bonecos gigantes.

Regulamento –  A ocupação do espaço ocorrerá por solicitação direta de artista/grupo, que será analisada com base no regulamento que pode ser conferido no Portal da Fundação Cultural.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.