TVE exibe filmes do Festival Internacional de Cinema Indígena

A TVE exibe, de quinta (24) a sábado (26), sempre a partir das 21h, quatro filmes que integraram a mostra Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena. As produções ‘Yvy Pyte – Coração da Terra’, ‘A Fumaça e o Diamante’, ‘Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ’ e ‘Ava Yvy Pyte Ygua – Povo do Coração da Terra’ trazem narrativas potentes e sensíveis sobre os povos originários, seus territórios, saberes e resistências.

Na quinta-feira (24), serão exibidos os filmes ‘Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ’ e ‘A Fumaça e o Diamante’. O primeiro acompanha a jornada de uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper que, juntos, resgatam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil, em meio à luta contra o Marco Temporal. A direção é assinada por Barbara Pettres, Flávia Pessoa e Walderes Coctá Priprá. Já ‘A Fumaça e o Diamante’ se passa em uma noite na Aldeia Catrimani, Terra Indígena Yanomami, onde uma família se reencontra no pátio da aldeia após uma densa fumaça. Com direção de Bruno Villela, Juliana Almeida e Fábio Bardella, o curta conduz o espectador por uma narrativa sensível e ancestral.

Na sexta-feira (25) vai ao ar ‘Ava Yvy Pyte Ygua – Povo do Coração da Terra’, dirigido pelo Coletivo Guahu’i Guyra Kuera. O filme apresenta um canto sagrado que protege a terra com raios que narram a própria origem do mundo, numa história contada por aqueles que nasceram no coração da terra.

Encerrando a programação, no sábado (26), a TVE exibe ‘Yvy Pyte – Coração da Terra’, documentário longa-metragem com direção de Alberto Alvares e José Cury. A obra nasce do desejo do cineasta guarani Alberto Alvares (Tupã Ra’y) de retornar à sua aldeia natal. O filme aborda as fronteiras históricas impostas ao território Guarani e as transformações provocadas por encontros, deslocamentos e resistências. Um convite ao público para conhecer o território sagrado “Yvy Pyte” de onde, segundo os guarani, surgiu o Coração da Terra.

O Cine Kurumin é um dos mais importantes festivais dedicados à exibição de produções audiovisuais indígenas no Brasil, e acontece desde 2011, com edições realizadas na cidade de Salvador e em territórios dos povos Tupinambá de Olivença, Pataxó, Tumbalalá, Tupinambá da Serra do Padeiro e Kiriri, na Bahia.O Festival tem apoio financeiro do edital SalCine, Prefeitura Municipal de Salvador, Ministério da Cultura e do Governo Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço:
TVE exibe filmes do Festival Internacional de Cinema Indígena
Quando: De 24 a 26 de abril, a partir das 21h
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Ascom/Irdeb

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.