Bem Bahia mostra o Samba Chula, cinema indígena e Planetário da Ufba
O Bem Bahia desta quinta-feira (24) vai até São Francisco do Conde conferir a tradição do Samba Chula e a confecção da viola machete. O telespectador ainda acompanha o Festival de Cinema Indígena no Cineteatro 2 de Julho e o novo planetário da Ufba, o primeiro de Salvador. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com horário alternativo às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link.
O município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, é conhecido por suas diversas tradições populares, como é o caso do Samba Chula. O programa vai conferir a atuação dos mestres do gênero na cidade, bem como a perpetuação dessa tradição com o grupo Samba Mirim. Tem ainda visita ao Memorial do Samba Chula e a uma luteria que confecciona a Viola Machete, instrumento utilizado nesse estilo musical.
A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Indígena, o Cine Kurumin, traz dezenas de filmes, documentários e curtas ao Cineteatro 2 de Julho, além de encontros e debates com cineastas e ativistas indígenas. A curadora do evento, Thaís Brito, cineastas e lideranças indígenas presentes no evento revelam para o telespectador a importância e a força dos filmes indígenas.
Este ano Salvador recebeu seu primeiro planetário, localizado do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O equipamento possui telescópios modernos e potentes, e recebe estudantes, pesquisadores e a população. O Bem Bahia bate um papo com o professor Ricardo Miranda, que explica o funcionamento do planetário, e os visitantes contam como é ter a oportunidade de observar os corpos celestes.
Serviço:
Samba Chula, cinema indígena e Planetário da UFBA no Bem Bahia da TVE
Quando: Quinta-feira (24), às 19h30. Horário alternativo na sexta-feira (25), às 19h, e no domingo (27), às 18h30
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia