Live marca abertura do projeto Máscaras que Falam, hoje (16)
O artesão e artista plástico Joferson Ferreira convida a comunidade regional para uma live que será realizada nesta segunda-feira (16), às 20 horas, com participação do produtor cultural, Pawlo Cidade. Na live, transmitida pela conta @arteem_papel no Instagram, será apresentado o projeto Máscaras que Falam, que será produzido em parceria com a artesã Adriana Miranda e o ator e contador de histórias decano José Delmo Viana Silva, nos próximos dias 24 e 25, em Olivença.
O projeto Máscaras que Falam inclui quatro oficinas de confecção de máscaras indígenas, destinadas a jovens e adolescentes de 13 a 19 anos, estudantes da rede pública estadual de ensino de Olivença. Está programado para acontecer na aldeia indígena Itapoã (24/09) e no Colégio Estadual Jorge Calmon (25/09).
As oficinas serão abertas com contação das histórias performáticas sobre a origem e significado das máscaras indígenas, por José Delmo, a fim de permitir que os estudantes conheçam as variantes culturais de cada etnia. Estão incluídas as máscaras tamakó, da nação Wayana; a máscara da festa da menina nova, do povo Maguta; a máscara da festa para o apapaatai, usada pelo povo Waujá e as máscaras da comunidade Tupinambá de Olivença.
*Sobre Joferson*
Joferson Ferreira é cenógrafo, arte-educador e atua como artesão, há décadas. Usa papel e material reutilizável na composição de aves e animais da Mata Atlântica. Também cria e desenvolve cenários para espetáculos de teatro e dança na região.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.