Bahia abre vagas para 140 cursos de capacitação em tecnologia
Uma parceria que tem o objetivo de promover capacitação de baianos e baianas na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) foi firmada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos gratuitos, que fazem parte do Programaê/Caminho Digital poderão ser acessados de forma online pela plataforma Escola do Trabalhador 4.0. Os usuários que não tiverem como fazer o acesso em casa, poderão buscar as unidades dos Espaços Colaborar, distribuídas em 21 municípios da Bahia.
Além da oferta de cursos, o portal Escola do Trabalhador disponibiliza informações sobre oportunidades de emprego, estágios e outros temas. Com a parceria da Secti, os cursos em áreas como manutenção de computadores, inteligência artificial e letramento digital estarão disponíveis. A plataforma pode ser acessada pelo site https://cadastro.escoladotrabalhador40.com.br/.
No ato de inscrição, o aluno ganha uma licença do Pacote Office. Nos Espaços Colaborar, monitores serão treinados para auxiliar os alunos. A Secti planeja expandir essa ação para os Centros Sociais Urbanos (CSU), ampliando o acesso às oportunidades de capacitação.
O secretário da Secti, André Joazeiro, enfatiza a importância da parceria para a inclusão digital e capacitação dos baianos. “Essa é uma oportunidade para capacitar a nossa população em programas demandados pelo mercado. O domínio de ferramentas como word, excel e até mesmo o ChatGPT pode aumentar significativamente a produtividade das empresas. A capacitação não apenas qualifica o profissional, mas também eleva a rentabilidade das empresas que contratam esses profissionais capacitados”.
Para Magno Lavigne, secretário de Qualificação e Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, a sinergia com a Secti permite a ampliação do programa. “Essa parceria representa um grande avanço, especialmente para os pequenos empreendedores que agora têm ainda mais acesso ao que há de mais moderno na área de TIC. Com mais de 140 cursos disponíveis e cinco milhões de vagas, essa iniciativa não só capacita, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico do estado da Bahia. Assim como o setor de IA e a informática evoluem diariamente, nós também estamos em constante evolução e ampliação”, afirma.