Nestlé realiza Programa Cacauicultores do Futuro em Eunápolis
Pela primeira vez, o sul da Bahia recebe uma edição do Programa Cacauicultores do Futuro, realizado em Eunápolis entre os dias 11 e 13 de junho. Destinada a jovens produtores, a iniciativa representa um marco significativo para os produtores de cacau na região ao disseminar práticas regenerativas na cadeia do cacau e as possibilidades dentro da cacauicultura 4.0 aos jovens conectados com a cultura cacaueira.
Os 40 participantes selecionados para a 5ª edição do Programa Cacauicultores do Futuro tiveram que seguir alguns critérios: estar inserido na cadeia produtiva do cacau (ser filho ou filha de produtores ou de colaboradores e colaboradoras), ser residente do estado da Bahia, ter entre 18 a 29 anos de idade e disponibilidade para participar presencial e integralmente da imersão. A iniciativa é feita em parceria com o Instituto Ampliê, que busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo.
Ao longo dos próximos três dias, as pessoas selecionadas terão a oportunidade de aprender sobre os desafios e possibilidades associados à produção sustentável de cacau. A formação engloba teoria e prática, desde a vivência no campo até conhecimentos sobre empreendedorismo e perspectivas de mercado, incentivando os jovens a buscarem soluções inovadoras para a cadeia produtiva.
“O Programa Cacauicultores do Futuro é uma das iniciativas da Nestlé voltadas ao desenvolvimento de jovens no Brasil. Até o final deste ano, teremos impactado 200 jovens dos estados do Espírito Santo, Pará, Bahia e Rondônia. E continuamos nessa jornada para promover maior produtividade nas propriedades, além de fomentar sustentabilidade, inovação e tecnologia, ao mesmo tempo em que capacitamos os jovens para que possam dar continuidade aos negócios familiares”, afirma Igor Mora, gerente de agricultura para cacau na Nestlé Brasil.
A iniciativa faz parte do primeiro e maior programa de cacau sustentável do país, o Nestlé Cocoa Plan (NCP), por meio do qual a companhia conseguiu encerrar o ano de 2023 com 60% de cacau sustentável do total adquirido. Para alcançar o objetivo de obter 100% de cacau sustentável até 2025, uma das iniciativas-chave da companhia é acelerar a inclusão de fazendas da região sul do estado da Bahia no Programa e contribuir com o aumento da produtividade dessas propriedades. Atualmente, mais de 6.000 fazendas fazem parte do NCP em todo o país.