Chapada Diamantina sedia debate sobre turismo sustentável

Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, sediou o 1º Integra Chapadas, encontro que reuniu representantes dessas 11 regiões do Brasil, encerrado no último sábado (8), após quatro dias de atividades. A programação foi concentrada no Mercado Cultural e aconteceu, também, em outros pontos do município. Os principais temas discutidos foram desenvolvimento sustentável e fortalecimento do turismo nos territórios. Houve ainda apresentações de filarmônica, maculelê e quadrilha junina, além de teatro, cinema, feira de produtos de origem e visita ao Complexo Arqueológico Serra das Paridas.

O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que apresentou as ações do órgão na divulgação da Chapada Diamantina, no Brasil e no exterior, e de capacitação e qualificação dos serviços na região, com destaque para o turismo de observação de aves, segmento que ganhou o primeiro roteiro integrado, iniciativa pioneira no país.

“A Chapada da Bahia é o destino que aparece entre os mais procurados do Brasil, e o Governo do Estado não mede esforços para impulsionar o turismo sustentável na região, com ações estruturantes e de conscientização ambiental”, ressaltou a Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

“Foi o primeiro encontro pensado no envolvimento de todas as Chapadas do Brasil e representa a união em prol do desenvolvimento desses territórios, com responsabilidade ambiental. Buscamos interligar as regiões e criar uma rede de apoio para o crescimento mútuo, transformando-as em locais ainda melhores para quem pretende morar, visitar ou empreender”, explicou o gerente regional do Sebrae, Edirlan Souza.

Mais energia

A Neoenergia Coelba inaugurou, na semana passada, a nova Subestação Elétrica de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, que beneficia 19 municípios da região, com investimento de R$ 71,3 milhões. A Setur-BA participou da solenidade de entrega do equipamento, que terá impacto em atividades turísticas.

“O aumento da capacidade energética vai possibilitar o surgimento de novos empreendimentos na região, inclusive os voltados para o turismo. Os visitantes irão usufruir de uma energia de boa qualidade, sem oscilação e mais estável”, pontuou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

Fonte: Ascom/Setur-BA

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.