Estudantes e professoras de Ilhéus são premiadas em concurso do Senar

Duas estudantes e duas professoras da rede municipal de Ilhéus foram premiadas no concurso do Programa Despertar 2023, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-BA) . O evento aconteceu na última quinta-feira (16), no Centro de Convenções, em Salvador, e reuniu estudantes e professores de outras 67 cidades baianas.

Ilhéus se destacou entre os 10 municípios classificados no evento com o envio de produções em todos os segmentos: Desenho, Notícias, Vídeo, Site e Sequência Didática. A diretora pedagógica Cristiane Venturini acompanhou a equipe.

Durante a cerimônia, as estudantes Hanielly Fernandes de Jesus (8° ano), matriculada na Escola Municipal Nossa Senhora das Neves, Jaiane Soares Brito (9° ano), matriculada na Escola Municipal Santo Antônio, e a professora Larissa Silva de Oliveira, lotada na Escola Municipal de Pimenteira, foram premiadas nas categorias: Sequência Didática e Vídeo, respectivamente. As alunas e a professora tiveram suas produções escolhidas entre centenas de trabalhos enviados de todo o estado.

As ações voltadas para os alunos do campo integram a iniciativa da gestão do prefeito Mário Alexandre, que busca incentivar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, bem como fortalecer o trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação (Seduc). Coordenadora do Campo, a professora Leila Tito teve o seu trabalho reconhecido e premiado na categoria Site. Ilhéus foi contemplada com a vestimenta da personagem Flor, integrante da Turma do Despertar, e as estudantes foram agraciadas com smartphones.

Senar

O momento festivo para a Educação, inserido na Feira de Inovação, Tecnologia Agropecuária e Geração de Negócios (E-AGRO), reuniu os maiores especialistas do país, com a sua segunda edição acontecendo na capital baiana.

A professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, parabenizou os profissionais da Educação, enaltecendo a capacidade dos mesmos de “levar o conhecimento a cada aluno, com realidades diferentes e dentro desse contexto saber extrair o que há de melhor para a vida. A nossa gestão faz isso, se empenha em proporcionar oportunidades únicas para que os alunos demonstrem todo o seu potencial”.

Implantado em abril de 2005, o Programa Despertar faz parte da Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-BA). Através do Concurso do Despertar, a entidade visa apresentar as ações exitosas desenvolvidas por estudantes e professores das Escolas do Campo, em parceria com sindicatos dos produtores rurais e prefeituras. Ademais, o programa objetiva promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

Sob o tema “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”, a edição deste ano cumpre mais uma vez o seu papel de promoção social, ao abordar um tema transversal para o debate em 68 municípios da Bahia, 990 escolas, 5.356 professores/ coordenadores/ diretores e 95.376 estudantes, além de alcançar de forma indireta mais de 300 mil habitantes do meio rural.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.