Ilhéus adere ao Programa Vida no Trânsito (PVT)
Nesta quarta-feira (8), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Prefeitura de Ilhéus realizam a primeira oficina para implementação do Programa Vida no Trânsito (PVT) no município. O encontro acontece no auditório do SEBRAE, no bairro Cidade Nova, às 8h. A iniciativa conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Participarão da reunião o prefeito Mário Alexandre, as técnicas Ana Carolina de Castro e Graciele Menezes, do GT Causas Externas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVEP), Victor Pavarino, consultor de segurança no trânsito da OPAS/OMS, e Valério Bomfim, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran Bahia).
O PVT visa promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves a partir da intersetorialidade dos diversos entes que trabalham com a temática, a fim de qualificar os dados, desenvolver o planejamento participativo e a descentralização administrativa das ações.
Ilhéus é a segunda cidade baiana a aderir ao programa, que atualmente engloba todas as capitais do Brasil e os municípios com mais de um milhão de habitantes. Por meio do PVT será possível ampliar o diálogo com os componentes para definição do Comitê Gestor; compreender a estrutura de atuação e registro dos acidentes de trânsito; apresentar os passos metodológicos e trabalhar o roteiro para elaboração do Plano de Ação Municipal.
O comitê gestor PVT na cidade é composto por 24 órgãos, entre eles Secretaria de Saúde (Sesau), Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Ordem Pública, Núcleo Regional Sul (NRS Sul), Sindatran Bahia, Instituto Nossa Ilhéus (INI), dentre outros. O PVT visa cumprir as metas estabelecidas pela Segunda Década de Ação para Segurança Viária, no período compreendido de 2021 a 2030.