Itabuna discute prioridades para o desenvolvimento urbano

Após sete anos sem realizar debates sobre projetos e ações que venham melhorar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município, Itabuna deu um importante passo rumo a melhoria do desenvolvimento urbano durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O encontro realizado nesta quinta-feira, 21, no Teatro Municipal Candinha Dórea, reuniu representantes da Sociedade Civil e do Poder Público do Município e do Governo do Estado da Bahia.

Entre as autoridades presentes: o prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretária Municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes, o Coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Rafael Pedreira, coordenador Técnico da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, e Vitor Passos, Diretor de Planejamento de Mobilidade Urbana do Governo do Estado da Bahia.

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Integrando o campo e cidade para o desenvolvimento sustentável”, a Conferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável.

O objetivo foi elaborar propostas que contemplem áreas como Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Trânsito, Planejamento e Gestão Municipal, para definição de prioridades que darão origem a uma carta com as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual, em novembro, em Salvador.

Desenvolvimento urbano

Na oportunidade, o prefeito Augusto Castro (PSD) reafirmou o seu compromisso com a cidade, em todos os aspectos de mobilidade e infraestrutura, e aproveitou para anunciar importantes obras. “Estamos em processo licitatório para a reforma de 14 praças públicas, entre elas: Otávio Mangabeira, do Cacau, Olinto Leone e Laura Conceição. Além disso, temos ainda a urbanização dos bairros, e na próxima semana, a licitação para as obras do Estádio Fernando Gomes Oliveira”, anunciou.

A Secretaria Sônia Fontes pontuou sobre as principais ações realizadas ao longo de pouco mais dois anos, entre elas, sobre o Programa de Recuperação das vias de Itabuna. “Estamos na reta final de recuperação da malha urbana da cidade. Restauramos 23 avenidas com o apoio do Governo do Estado, vias que precisavam muito de melhorias, principalmente após a enchente de 2021”, destaca.

Rafael Pedreira, Coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, aproveitou o momento para informar será prestada uma assistência técnica especializada aos municípios, e realizado um planejamento dos Planos Regionais de Desenvolvimento Urbano, que terão um termo de referência para contratação do Plano Regional do Litoral Sul.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.