Procura por fotógrafos brasileiros em Paris aumentou 16% nos últimos 5 anos

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem chamado a atenção no mundo da fotografia e do turismo: a procura por fotógrafos no exterior, em especial em Paris, na França. Conhecida por sua beleza arquitetônica, gastronomia, e cenários de tirar o fôlego, Paris tem atraído cada vez mais turistas em busca de momentos únicos e profissionais para eternizar suas experiências. E com os brasileiros não seria diferente. Segundo dados do Google Trends, o interesse por fotógrafos brasileiros em Paris aumentou 16% nos últimos cinco anos.

O fotógrafo brasileiro Fernando Nobre – que cursou fotografia no Centro Europeu, mora e trabalha em Paris há 5 anos – conta que seus principais clientes são brasileiros em viagem para a Europa, com interesse em fotos profissionais para registrar suas aventuras pelas ruas da cidade.

“É muito mais do que tirar fotos na Torre Eiffel, Louvre ou no rio Senna. O mais legal de ser fotógrafo em Paris é fazer parte do sonho das pessoas. Muitos viajam para pedir a namorada em casamento, comemorar o aniversário de 15 anos, aproveitar a lua de mel ou fazer um ensaio com a família. E nós estamos aqui para garantir que esses momentos sejam eternizados”, afirma.

Novo nicho de mercado

Essa tendência não beneficia apenas os turistas em busca de fotografias únicas, mas também abre oportunidades para fotógrafos brasileiros que desejam expandir seus horizontes e explorar um mercado internacional. “

Segundo Nobre, esse mercado é gigantesco. “Diversas cidades turísticas como Londres, Roma, Veneza, Amsterdã, Barcelona e Dubai também têm uma alta demanda por fotógrafos, mas eu acredito que Paris é muito mais, principalmente por causa dos ensaios de casais. Ela é conhecida como a cidade do amor, então muitos casais vêm pra cá, tanto para realizar o pedido de casamento como para comemorar ou fazer uma viagem a dois”, revela Nobre.

Para quem tem interesse em seguir na carreira de fotografia, Fernando orienta a fazer um bom curso e praticar todos os dias o máximo que puder. “Eu comecei de uma forma despretensiosa, como hobby mesmo, mas foi no curso de fotografia do Centro Europeu que minha vida mudou. Eu aprendi muito sobre fotografia e desenvolvi técnicas e habilidades que uso todos os dias. Hoje posso dizer que já fotografei mais 1.600 pessoas pelas ruas de Paris”, afirma Fernando que ainda dá uma dica extra para aqueles que estão em dúvida sobre qual ramo da fotografia escolher: “tire fotos de graça! Faça fotos de aniversários, retratos, casamentos, ensaios, mas faça de graça. Aquilo que fizer seu olho brilhar, mesmo sem estar sendo pago para isso, é o caminho que você deve seguir. E não tenha medo de arriscar”, finaliza.

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.