Ampliadas as ações sustentáveis do Festival de Inverno Bahia

Esquentar o clima, entreter e ainda contribuir com o meio ambiente são propostas que o Festival de Inverno Bahia (FIB) traz em seu DNA e, no caso do olhar ambiental, por mais um ano o evento terá os selos ambientais “resíduo zero” e “evento neutro”.

Reafirmando os compromissos que já foram firmados desde 2022, as ações socioambientais que já vinham sendo desenvolvidas pelo festival foram potencializadas por meio da Parceria Sustentável firmada com o Grupo Chiacchio para este ano. A empresa conquistense que trabalha no segmento de embalagens tem fomentado a sustentabilidade há mais de 20 anos em suas práticas e agora será parte do cuidado ambiental desenvolvido pelo FIB23.

Durante os três dias do festival, atividades serão realizadas junto ao público com o intuito de proporcionar o acesso às novas maneiras de produzir energia, conhecimento sobre separação dos resíduos sólidos e reciclagem.

Entre as ações já previstas está a instalação de uma árvore solar para o carregamento de celulares, o incentivo à reutilização de copos descartáveis que poderão ser trocados no último dia em ações educativas e o recolhimento de resíduos sólidos feito por agentes espalhados pelo Parque de Exposições de Vitória da Conquista. No caso desta última, será uma parceria junto ao projeto Mãos que Reciclam, da 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

A coordenadora de Inovação do grupo Chiacchio, Camila Chiacchio, destaca que o impacto de todas essas ações vai muito além de posicionar a empresa como cuidadosa com o meio ambiente. É uma forma de trazer uma nova postura do público em relação ao consumo e de apoiar recicladores locais. “O engajamento popular repercute para além do evento. A logística reversa retira milhões de resíduos do meio ambiente e serão transformados em novos objetos de uso, criando um ciclo sustentável, além de trazer visibilidade às cooperativas e associações envolvidas que já realizam um trabalho maravilhoso na cidade”, avalia.

Na prática

A operacionalização das ações que serão desenvolvidas nos três dias de shows, no Parque Teopompo de Almeida, estarão à cargo da coordenadora do projeto Meu Evento Sustentável, Leide Laje. Responsável pela curadoria de iniciativas sustentáveis em festivais por todo o país, ela destaca a importância do olhar pensado para além do entretenimento. “É muito importante deixarmos uma semente positiva para essas questões, com ações que fomentem o engajamento ambiental dentro de um evento de entretenimento desse porte”, considera.

Leide adianta que outras iniciativas estão sendo desenhadas para a 17ª edição do FIB e o intuito é sempre de projetar o festival positivamente e de ampliar a consciência das pessoas. “No caso dos agentes que vão estar pelo festival, por exemplo, nossa ideia é orientar as pessoas a uma nova postura ativa de irem até eles para dispensar o lixo. Aos poucos, vamos construir uma nova mentalidade em relação a produção e descarte de resíduos sólidos”, afirma.

A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.