Gilberto Gil faz aniversário e ganha homenagens

Depois da festança do ano passado, Gilberto Gil chega aos 81 anos discretamente nesta segunda-feira (26), mas cheio de atividades. Com show novo, que chega a Salvador no fim de semana, o cantor e compositor ganha homenagem nesta segunda-feira, no Canal Curta! e no Itaú Cultural Play, com dois documentários que retratam sua trajetória.

O Curta! exibe, às 22h30, Tropicália (2012), dirigido por Marcelo Machado, que reavalia o impacto do movimento tropicalista na cultura brasileira, a partir dos anos de 1960. Com uma produção que consumiu cinco anos de pesquisas, o filme resgata um período em que a cena musical brasileira estava efervescente e os festivais revelavam uma nova geração de talentos.

Além de fotografias e imagens de filmes e shows da época já conhecidas pelo público, o documentário traz cenas inéditas, como a da participação de Caetano e Gil no Festival da Ilha de Wight, na Inglaterra, em 1970.

Na plataforma gratuita Itaú Cultural Play será disponibilizado hoje Tempo Rei (1996), dirigido por Andrucha Waddington, Breno Silveira e Lula Buarque de Hollanda. O documentário é o primeiro registro audiovisual da vasta obra de Gilberto Gil. Gravado nas comemorações de seus 30 anos de carreira, contou com a participação de convidados especiais, como Stevie Wonder, Caetano Veloso, Carlinhos Brown e Filhos de Gandhy.

O filme se aprofunda na trajetória e na música de Gil, entre apresentações, conversas com amigos e familiares, meditações sobre a vida e a arte, recordações de fatos marcantes e intimidades. Tempo Rei teve cenas gravadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Ituaçu, cidade natal de Gil, no interior da Bahia, que ele não visitava desde 1951.

Caetano

“Gil chega aos 81 anos. Seu show com filhos, netos e bisnetos me foi narrado com tal intensidade e beleza por Moreno que foi como se eu tivesse podido ir. @gilbertogil é de importância imensa para mim”, escreveu Caetano.

O compositor baiano festejou a irmandade com o conterrâneo fazendo referência a Walter Smetak, artista que influenciou a dupla durante a Tropicália.

Fontes: Correio da Bahia  G1

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.