Voluntários do GAP organizam mutirão de limpeza em casa de idosa
Neste sábado (29), a partir das 9 horas, voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) realizarão um mutirão para ajudar a aposentada Rosa Lucia, 68 anos, uma das vítimas das fortes chuvas que atingiram Ilhéus no final de semana passado. Moradora da Avenida Palmares, nº 56, bairro Basílio, ela teve sua casa invadida por lama e barro e as paredes ameaçam cair.
Sem recursos financeiros, Rosa não tem condições sequer de limpar sua residência e vê se repetir a mesma situação dramática que aflige sua família, com o agravante que agora em 2023 o temporal quase ceifou sua vida e dos netos.
Desde 2014, quando recebeu a primeira notificação da Defesa Civil devido aos deslizamentos, a aposetanda aguarda uma casa popular sem sucesso, apesar do seu nome ter sido pré-selecionado para o Residencial Rio Cachoeira, em 2016, com publicação no Diário Oficial.
Ações eficazes
Preocupados com o retorno das chuvas, voluntários do GAP irão realizar o mutirão de limpeza. A concentração será na sede do GAP, na Catedral de São Sebastião, às 8 horas, com disponibilidade de carona solidária. A ONG recomenda que os voluntários estejam calçados com sapato fechado, de preferência botas, e usem boné e protetor solar.
O acesso à residência de Rosa é pela Avenida Esperança, já que a entrada via Malhado está fechada por causa da lama nas ruas. “Mesmo quem não pode carregar lama está convocado para colaborar na distribuição dos kits de limpeza para a comunidade da Avenida Palmares. O trabalho deve durar toda a manhã e se encerrará com um almoço comunitário”, avisa Gabriel Macedo, presidente do GAP.
Após fazer visitas em diversos bairros da cidade, desde o dia 21 de abril, Gabriel verificou a situação difícil de diversas localidades. “Infelizmente, o braço das ONGs é curto, queríamos ajudar todos os atingidos, mas, se mudarmos a situação de Rosa, lhe oferecendo conforto e dignidade até a casa popular ser entregue, será uma vitória. O GAP quer demonstrar que ações pontuais, podem ser eficazes. Vamos instalar uma lona de proteção e convocamos engenheiros voluntários para avaliar a possibilidade de construção da drenagem lateral, a fim de evitar que esse barro invada novamente a casa”, enfatiza.
A Central do Voluntariado do GAP está aberta de segunda à sexta-feira, das 08h30 até às 17 horas. O telefone de contato é 073-32234081. A ONG recebe doações de alimentos, roupas, itens de limpeza e higiene, ou doações financeiras que podem ser realizadas pelo PIX 33013795000121 (CNPJ).