Bahia ganha programa para treinamento especializado em turismo
O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (26), o projeto Qualifica Turismo 2023, uma iniciativa que visa formar mão de obra especializada para atuar no setor de turismo do estado. O evento de apresentação, realizado no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, de empresários e de operadores do trade turístico. O investimento para esta etapa do projeto é de mais R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).
O Qualifica Turismo é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Secretaria de Turismo (Setur-BA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais serão capacitados com cursos de alto nível que atendem à demanda do setor e geram oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.
O projeto irá oferecer cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.
O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, explicou que as capacitações oferecidas foram pensadas para atender às crescentes demandas dos turistas que visitam o estado. “A Bahia é um dos principais destinos turísticos do país e, por isso, é essencial que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para atender às necessidades dos turistas de maneira eficiente e cordial.
Público-alvo
O público-alvo do projeto são pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, como trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho, pessoas com deficiência, idosos, aprendizes, estagiários, trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo, familiares de egressos do trabalho infantil, trabalhadores cooperativados, empreendedores individuais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.
Inicialmente, serão realizadas 50 turmas que vão contemplar 1.000 pessoas das 13 Zonas Turísticas da Bahia. No total, o projeto terá 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. As matrículas serão abertas nos próximos meses e quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.