Largos do Pelô recebem feiras da Diversidade e Cultura Indígena
Os Largos do Pelô, além dos shows, receberão feiras de cultura e cidadania neste final de semana. Na sexta-feira (31), a Feira da Diversidade vai oferecer serviços de cidadania para pessoas LGBTQIA+, como emissão de documentos e inscrição no CadÚnico, no Largo Quincas Berro D’Água, enquanto a Feira de Cultura Indígena vai movimentar o Largo Tereza Batista, com artesanato, exposições, oficinas e apresentações culturais.
A Feira da Diversidade começa cedo, às 08h, no Largo Quincas Berro D’Água, ofertando diversos serviços gratuitos para pessoas LGBTQIA+, como atualização e pré-cadastro de CadÚnico; retificação de nome social; emissão para segunda via de Certidão de Nascimento e RG; emissão de ID Jovem; emissão de 1ª via de Título de Eleitor; testagem e distribuição de kits de prevenção IST’s; e atendimento Procon-BA. Promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) e organizações da sociedade civil, o objetivo da ação é promover acesso à informação, garantia de direitos e ofertar serviços de cidadania para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
Enquanto isso, a Feira de Cultura Indígena 2023 ocupa o Largo Tereza Batista com uma série de atividades, a partir das 9h. Na programação estão exposições de fotos e de artes, oficinas, pinturas corporal, artesanato indígena e desfiles, além de shows de Akuã, Bia Tuxá e DJ Brendo Tuxá, a partir das 17h30. O acesso é gratuito. Ainda na sexta (31), tem o Forró do Tom, no Largo Pedro Archanjo, às 19h, também gratuito.
Shows
A agenda de shows também começa na sexta-feira (31), com o Forró do Tom, no Largo Pedro Archanjo, às 19h, com entrada gratuita. Já no sábado (01), tem dois shows de artistas influenciados pela música baiana e MPB. A cantora Amanda Santiago comanda o evento ‘Colorindo Salvador’, no Largo Pedro Archanjo, às 19h; o e cantor Pablo Moraes faz o show ‘Música Pra Dançar Brasileira’, no Largo Quincas Berro D’Água, às 19h. Ambos os eventos têm acesso gratuito.
E encerrando a programação dos Largos do Pelô, no domingo (02) acontece a 5ª edição da Batalha do Pelô, que este ano recebe um dos grandes nomes do RAP nacional diretamente de São Paulo: o rapper Preto Aplick do grupo Consciência Humana. Além do próprio Mister Jack RNE, idealizador do projeto, a grade conta com outros Mcs e DJs da cena local, tais como Zidane Mc, Kaos Mc, Tipo A, Chagas Mc, Janaina Noblah, Dj Gug, Dj Serra, Dj Patrícia, e trazendo a cultura Reggae e Ragga para a noite o cantor Bruno Natty e o Dj Maico Rasta. O evento começa às 15h, no Largo Tereza Batista, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
CCPI
Vinculado à da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. O campo de atuação da unidade contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. O CCPI também coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.
Fonte: Ascom/Secult