Ilhéus recebe equipe de produção do filme “Silêncio”

Começaram as filmagens em Ilhéusdo filme “Silêncio”, primeiro longa-metragem do cineasta baiano Henrique Dantas. O filme narra a história de uma família negra despedaçada pela ditadura militar e traz no elenco atores renomados como Fabrício Oliveira, Helena Ignez e Antônio Pitanga, além de artistas grapiúnas, como José Delmo, de Buerarema, Aldenor Garcia, de Itabuna, Tereza Sá e Ruan Reis, de Ilhéus.

Henrique Dantas, em entrevista à TITV, conta que o protagonista Tuã, um médico oncologista pediátrico que foi radicado na Europa aos três anos de idade junto com sua mãe, vivido pelo ator Fabrício Oliveira. “É um médico negro tão acostumado com a morte, que não consegue sentir direito o suicídio da sua mãe. Após a morte da filha, a avó dele que, mora em uma roça de cacau do Sul da Bahia e está com câncer em estado terminal, faz contato e em seguida ele resolve visitar a vó”, adianta o diretor.

Ditadura militar

Além dos dramas familiares, “Silêncio” permeia as dores das torturas vividas por brasileiros durante a ditadura militar que tomou o poder após o golpe de 1964 e durou até 1985. “Quem foi torturado não esquece”, ressalta Henrique Dantas, que destaca também o papel das mulheres (incluindo sua companheira, ), para a construção de uma narrativa com “olhar” feminino.

“Silêncio” é fruto de uma cooperação entre as produtoras brasileiras Hamaca Filmes e Muiraquitã Filmes com a italiana La Sarraz Pictures. A narrativa, que engloba assuntos diversos em sua construção como a ditadura militar no Brasil, perda de entes queridos e misticidade, promete refletir sobre a morte e suas nuances, bem como os aprendizados que a experiência com a finitude da vida traz.

Realizou os premiados documentários Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, Sinais de Cinza, a Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade, A Noite Escura da Alma e Dorivando Saravá, O Preto que Virou Mar, além da série infantil A Bicicleta do Vovô. Está montando a série Seculares, o Mundo Há Mais de Cem

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.