Setur-BA e Abrasel anunciam o 1° Festival de Moqueca Baiana

A moqueca baiana foi escolhida como o 19° prato de frutos do mar mais saboroso do mundo em uma pesquisa realizada pelo guia gastronômico internacional TasteAtlas, que avaliou 100 receitas. Agora, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) quer saber qual é a melhor moqueca entre as iguarias feitas com dendê, oferecidas em restaurantes baianos.

A Setur-BA firmou parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), para a promoção conjunta do 1° Festival de Moqueca Baiana. O evento terá alcance em todo o estado, com votação pela internet. Ao final vai reunir os 10 melhores pratos em uma festa gastronômica para a escolha do vencedor. O lançamento oficial ainda não tem data e local definidos.

“O reconhecimento internacional da culinária baiana nos motivou a pensar na realização desse festival inédito. Será uma grande festa inspirada no dendê, com música e outras manifestações culturais, que irão movimentar a cadeia do turismo”, adiantou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa é a melhor parceria que pode existir, porque é em cima de fato concreto, de legitimação. Em um prato de moqueca não estão apenas os ingredientes que são usados na receita. Existem também os componentes humano e cultural. Tudo isso é de uma riqueza turística enorme”, completou o presidente da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.

A moqueca é um prato que expressa de forma única as diversas culturas que formaram o povo brasileiro. Sua origem é fruto de influências indígenas, africanas e portuguesas, misturando técnicas e ingredientes dos diversos continentes em um prato autenticamente nacional.

Uma das grandes influências para o surgimento da moqueca foi um prato indígena chamado pokeka. Nessa receita, os peixes eram assados e embrulhados em folhas. A palavra pokeka vem da língua tupi em uma alusão à palavra “enrolado”. Além disso, os fornos primitivos utilizados pelos indígenas para esse preparo eram chamados de “moquém”.

Fonte: Ascom/Setur-BA

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.