Emasa intensifica ações para normalizar abastecimento de água em Itabuna

Por causa do rompimento da adutora de 550 milímetros na Rua Pernambuco, no Bairro Jardim Vitória, no último dia 5, uma das principais redes de abastecimento que comprometeu a distribuição de água em Itabuna, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vem atuando intensamente para normalizar o fornecimento de água na cidade. Por conta do quebramento, houve atraso nas operações através do sistema de manobras.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, disse que após o reparo na rede, o abastecimento foi retomado de forma gradativa. A empresa contratou caminhões-pipa para auxiliar no fornecimento de água nos pontos onde a retomada do abastecimento demandará um pouco mais de tempo.

“Como ainda operamos com manobras, uma espécie de rodízio, com o quebramento da adutora, ocorre atrasos no abastecimento. Estamos trabalhando para reduzir esse atraso, principalmente nos bairros da região do São Caetano, que foram os mais afetados com esse rompimento. A Emasa está priorizando o abastecimento tanto com o reforço nas operações de manobra, quanto com o apoio de caminhões-pipa”, afirmou.

Ainda de acordo com Mendes Filho, a Prefeitura de Itabuna e a Emasa estão atuando de forma conjunta para solucionar em definitivo o problema crônico do abastecimento de água na cidade, com a implantação do Projeto Mais Água para a Cidade que vai eliminar o fornecimento de água intermitente.

“Estão sendo investidos R$ 26 milhões no Projeto Mais Água para a Cidade, que na primeira etapa demanda recursos de R$ 17 milhões da Prefeitura e da Emasa na implantação de 6.047 metros de rede adutora e 2 mil metros de rede de distribuição”, disse o presidente.

“Já foram implantados quase 50% de rede adutora e 600 metros de rede de distribuição. Numa segunda etapa, serão erguidos dois grandes reservatórios, um com 5 milhões de litros de água no Loteamento Dilson Cordier, e outro, no Bairro Novo Lomanto, com 3 milhões de litros de água”, destacou o presidente da Emasa.

A previsão é que o projeto seja entregue no primeiro semestre do próximo ano. Com a conclusão das obras, 140 mil pessoas de 36 bairros serão beneficiadas passando a ter água todos os dias em suas torneiras.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.