Bahia terá US$ 150 milhões para aplicar na agricultura familiar do estado

Após transformar a vida de mais de 120 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares baianos, o Estado da Bahia contará com uma nova operação de captação de recursos internacionais, para a execução segunda etapa do projeto Bahia Produtiva, referência de desenvolvimento rural e inclusão produtiva. Trata-se do Bahia Mais Produtiva.

A aprovação da nova operação foi anunciada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Mistério da Economia, nesta quarta-feira (26). Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a nova operação terá início em 2023, com o acordo de empréstimo entre o Estado da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird – Banco Mundial) de 100 milhões de dólares e 50 milhões de dólares de contrapartida do Estado.

A Cofiex é composta por diferentes órgãos da esfera federal, que tem a finalidade de avaliar programas e projetos do setor público, cuja matriz de financiamento possua recursos externos oriundos de Organismos Financeiros Internacionais ou Agências Governamentais Estrangeiras. O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia (fase II), denominado de Bahia Mais Produtiva, está entre os 23 projetos do país financiados com recursos externos.

Sistemas produtivos estratégicos

A nova operação segue a conceito do projeto atual Bahia Produtiva, que vem transformando a vida de milhares de famílias agricultoras baianas, com o apoio à promoção do desenvolvimento rural sustentável e a inclusão de ações importantes como a da oferta e o acesso, de forma sistemática e contínua, aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), fomento à base de produção de sistemas produtivos estratégicos, agroindustrialização e apoio à gestão dos empreendimentos e à comercialização da produção.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, esta é uma notícia maravilhosa para o Estado da Bahia, para os agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. “É a aprovação de um novo acordo de empréstimo, que será investido nos próximos cinco anos na agricultura familiar. Isso é resultado do trabalho dos agricultores e agricultoras, que receberam um projeto de inclusão produtiva e transformaram suas vidas, de ações que eclodiram, deram certo e estão mudando a economia do município e de toda a Bahia. Esse modelo de inclusão socioprodutiva e desenvolvimento econômico implantado tem todos os méritos e promoverá muito mais avanços em 2023”.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, após a aprovação do Bahia Mais Produtiva pelo Cofiex já começaram os preparativos para esse novo projeto. “Estamos desenvolvendo as peças técnicas, o manual de operações e o projeto executivo, ou seja, um conjunto de procedimentos para que a gente tenha, em 2023, um novo projeto sendo implantado, de 150 milhões de dólares, para apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso estado”.

O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, lembra que foram alcançados resultados bastante significativos com o projeto atual. “Foi uma verdadeira transformação no rural. Além das mais de 120 mil famílias atendidas, foram 1.200 organizações produtivas que receberam cerca de R$ 1 bilhão. Para o Bahia Mais Produtiva, estamos introduzindo uma série de inovações e novas estratégias”.

O Bahia Produtiva foi reconhecido pelo Banco Mundial como exemplo de projeto da América latina e recebeu o Prêmio SAIN-ABDE da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN), de Melhores Práticas em Captação Internacional, na categoria governos estaduais.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.