Vinícius Alcântara disputa vaga no Congresso para fortalecer Ilhéus e a Bahia
O candidato a deputado federal pelo partido Cidadania (23), Vinícius Alcântara, iniciou as atividades de campanha eleitoral na terça-feira (16) em Ilhéus, cidade onde exerce mandato de vereador desde 2021 e atua em diversos projetos de sustentabilidade e ajuda humanitária, ao lado dos voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) e outras instituições da sociedade civil.
Com o número 2323, a campanha propõe um mandato pautado pelos mesmos princípios que marcam seu trabalho no Legislativo municipal: ética, transparência, coragem e proatividade. Como policial rodoviário federal, criador de redes de voluntariado e ativista ambiental, Vinícius escolheu como propostas para defender no Congresso Nacional, entre outras, fiscalização e melhoria da qualidade dos serviços públicos, combate à corrupção, incentivo ao desenvolvimento sustentável e redução da carga tributária. Suas bandeiras de deputado incluem também a defesa de projetos em prol do meio ambiente, incentivando e apoiando a reciclagem de resíduos sólidos, a compostagem, o direito dos animais, a agricultura sustentável e o consumo responsável.
Assim como vem fazendo na Câmara Municipal de Ilhéus, em Brasília Vinícius também terá uma atuação alinhada com as convicções de um mandato coletivo e independente.
Conheça mais Vinícius
Vinicius Alcântara nasceu em Baependi-MG, em 15 de agosto de 1985. Casado com a dentista Poliana Vargens, com quem tem dois filhos, Cecília e Gabriel, tem formação superior em Segurança Pública. Foi um dos fundadores do GAP, em 2018, e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA).
Até tomar posse como vereador, em janeiro de 2021, após conquistar 1.129 votos nas eleições municipais de 2020, Vinícius trabalhou em diversos órgãos de segurança pública, sempre ingressando por meio de concurso público. Atuou como soldado no 5º batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia, aos 18 anos e comissário da Infância e da Juventude no Tribunal de Justiça, ambos em Minas Gerais. Atualmente é policial rodoviário federal na Bahia.
Logo no início do mandato de vereador, destacou-se com a criação do primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Ilhéus, aprovado após a Casa funcionar sem regras de ética definidas, nos quase 500 anos da sua existência. Também protocolou diversos projetos de lei, entre eles o que torna obrigatória a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos (compostagem) no município, o que institui o projeto Escola Amiga dos Animais e o que garante atendimento prioritário a pacientes portadores de doenças renais crônicas, fibromialgia, neoplasias malignas, insuficiência e autismo.
Na Câmara de Ilhéus, vem se destacando pelo exercício sistemático da fiscalização do poder Executivo, mostrando diariamente a precariedade das unidades de atendimento da rede municipal de saúde e educação.