Campanha Agosto Dourado reforça importância do aleitamento materno

Com objetivo de incentivar o aleitamento materno e obter adesão ao programa de doação, o Banco de Leite Humano e a Secretaria de Saúde de Itabuna estão promovendo mais uma edição da campanha para incentivar a  amamentação. As ações do mês conhecido como “Agosto Dourado” começaram em Itabuna, na segunda-feira (1º), com capacitação dos profissionais de saúde, no auditório da UNIFTC, na J. S. Pinheiro.

Mãe de três recém-nascidos, a dona casa Fabiana Santos Almeida tem se desdobrado, nos últimos dois meses, para cuidar das crianças que estão separadas: duas com a família e uma internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Manoel Novaes. Com outros dois filhos pequenos que já tinha, Fabiana tem agora um desafio diário ainda maior: cuidar dos trigêmeos Davy, Ravy e Zaya.

Desde o mês de maio que Fabiana Almeida tem dividido o tempo entre Itabuna, onde pequeno Davy segue internado, e a cidade de Itapé, onde mora com a família. A jovem precisou reorganizar o tempo para garantir que todos os cinco filhos sejam bem cuidados e alimentados. A correria é diária para que nada falte às crianças. Como uma das participantes do Programa Mãe Acompanhante, todos dias, incluindo os sábados e domingos, ela passa 12 horas com o bebê internado.

Prematuros de 31 semanas, os trigêmeos precisaram ficar internados na UTI. Ravy e Zaya já receberam alta médica e estão com a família, em Itapé, município vizinho a Itabuna. Agora, Fabiana Almeida vive a expectativa de que Davy faça companhia aos irmãos nos próximos dias. “Queremos que ele se junte logo aos irmãos, em casa. Quero minha família toda reunida”, afirma a jovem.

Além de dedicar tempo ao cuidado dos cinco filhos, ela se preocupa com as crianças internadas e que as mães não produzam leite suficiente para amamentá-los. Por isso, é uma das 15 mães que atualmente doam leite para o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Sempre que posso, faço doação para outras crianças cujas mães não têm condições de amamentar. Faço por empatia. Por amor ao próximo”, conta.

Capacitação de profissionais

A enfermeira Bianca Baleeiro, do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna, destaca que a Campanha Agosto Dourado tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança. As ações visam capacitar os profissionais de saúde para melhor cuidado com a saúde das mulheres. A campanha será encerrada no dia 26, com rodas de conversa nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e em consultórios médicos pediátricos e obstétricos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê aumentar, até 2025, em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, a estimativa é que a amamentação alcance 45,8 dos bebês com até seis meses de idade.

Bianca Baleeiro explica ainda que o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê, além de reduzir os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto. “É um alimento que não pode faltar na vida das crianças. Por isso que estamos, o tempo todo, realizando ações de incentivo ao aleitamento materno”.

Mesmo com ações durante todo o ano, o Banco de Leite enfrenta déficit em seu estoque. Hoje, por exemplo, a unidade conta 25 litros de leite, mas o ideal são 70 litros para atendimento da demanda. A mãe que tiver produção sobrando, quiser doar e tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 3214-4346.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.