Prefeitura de Itabuna prepara unificação das ouvidoras municipais
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) se reuniu com técnicos e representantes da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos do Municipal (ARSEPI), Emasa e da Ouvidoria Geral do Município. O objetivo foi a elaboração de Termo de Cooperação Técnica visando a unificação das ouvidorias municipais da Prefeitura de Itabuna.
Na manhã desta quarta-feira, dia 27, aconteceu o encontro que contou com a participação de ouvidores da Emasa, Ouvidoria Geral da Prefeitura, ARSEPI e da Guarda Civil Municipal.
O titular da SESOP, Humberto Mattos, idealizador da proposta, explicou que a mudança tem o objetivo de concentrar em um único espaço físico as demais ouvidorias municipais para melhor integração, otimização e eficiência na prestação de serviços à comunidade itabunense.
Humberto acrescentou que a Ouvidoria Municipal Unificada (OMU) terá importante papel no controle externo da Administração Municipal, compilação de dados e possíveis reclamações do público, e, principalmente, a agilização e a transparência do serviço publico. “Isso permitirá dar subsídios ao prefeito Augusto Castro para a tomada de decisões, voltadas para uma gestão ainda mais dinâmica e eficiente”, afirmou o secretário.
Para completar, o titular da SESOP confirmou que a Ouvidoria possibilitará ainda a participação dos cidadãos e o aprimoramento do controle social do poder público, garantindo os direitos de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas.
Para o representante da Emasa, João Marcos, “a ideia da unificação das ouvidorias é uma proposta inovadora que contribuirá para melhor resolutividade no serviço público municipal em Itabuna”.