Prefeitura e FASA requalificam mais três unidades de saúde em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde tem boas notícias para os moradores dos bairros da zona oeste de Itabuna. Dentro de poucos dias, as Unidades de Saúde da Família (USF) Jorge Amado, no Maria Mattos (Rua de Palha), Calixto Midlej Filho, na Nova Itabuna, e a Manoel Rodrigues, em Ferradas, serão entregues à população depois de obras de requalificação.

Todas as unidades passaram por ampla reforma, dentro do compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) de garantir o acesso à saúde pública de qualidade no município.  Os investimentos resultam da união de esforços entre a Faculdade Santo Agostinho  de Itabuna (FASA) e Prefeitura, numa parceria que tem dado certo tanto para Itabuna quanto para outros municípios, conforme frisa a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.

“A FASA investe recursos financeiros para a requalificação e modernização de nossas UBS e USF.  Em contrapartida o município oferece espaço para que os alunos da área de saúde garantam  estágio na grade curricular dos cursos oferecidos em Itabuna pela instituição de ensino superior”, destacou a subsecretária.

Ela adianta que já integram cronograma de obras de reforma, por meio da mesma parceria, as USF João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo, Simão Fiterman, no São Pedro, Aurivaldo Sampaio,  no São Lourenço,  Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia e  Izolina Guimaraes (antigo Lactário), no centro da cidade.

“O compromisso social que a FASA tem com Itabuna e demais cidades do Sul da Bahia, desde sua implantação em  julho de 2018, se agrega ao projeto do prefeito Augusto Castro, quando se trata de assegurar uma saúde pública que atenda aos anseios e as necessidades a que a população  tem direito”, afirma Lânia Peixoto.

Ela destaca ainda que, além do compromisso com a reforma estrutural, a FASA também se preocupa com equipamentos que permitam o bom funcionamento das unidades de saúde do município.  No ano passado, por exemplo, foram entregues 42 novos computadores, móveis, além de seis aparelhos de ultrassom odontológico  nas unidades de  vários bairros para o atendimento gratuito à população.

“Não é só o comprometimento social que a instituição tem com Itabuna. Ela também mostra grande importância na formação de novos médicos, o que acaba resultando em inúmeros  benefícios para as comunidades de Itabuna e da região”, reforçou a subsecretária. Ao final,  destacou que  a instituição de ensino superior oferece o que há de melhor e mais moderno na graduação dos novos profissionais de saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.