Fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças
A Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo segue impactando as reflexões sobre a literatura produzida por mulheres, em especial, nordestinas. Neste mês, a programação vai reunir artistas da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, na quarta-feira, dia 13 de julho, às 19h, em uma potente roda de conversa no canal YouTube.com/profundancas. Já no dia 23, acontece a oficina gratuita “Poesia com mãos pretas”, com a soteropolitana Vânia Melo.
Pautando o tema central “Mulheres em Profundanças”, a próxima roda de conversa vai trazer as escritoras Odília Nunes (PE), cynthia cy barra (BA), Bárbara Uila (BA) e Géssika Santos (RN), que contribuirão com suas experiências sobre ser mulher e fazer arte, a partir de seus diferentes territórios.
Participantes de Profundanças 3, as escritoras encontrarão nesta terceira circulação um espaço para compartilhar as suas experiências, uma vez que todo o trabalho de curadoria dos textos e de produção dos ensaios fotográficos foi realizado de forma remota. “Para mim, é uma honra sem tamanho fazer parte de Profundanças, estar ao lado de mulheres tão potentes, incríveis e que têm trabalhado com a poesia. Isso me traz uma coragem extra para seguir. Agora, vamos ter a roda de conversas e me sinto ansiosa e grata por, mais uma, vez partilhar poesia e vida. Sigamos juntas”, comenta a escritora potiguar Géssyka Santos.
Participação virtual
Para a itabunense cynthia cy barra, uma das 22 escritoras que publicaram em Profundanças 3, escrever transcende a própria palavra e é com esta percepção que ela participa da programação desta quarta. “Para mim, a poesia é uma forma de respirar e de me manter em movimento, é uma espécie de dança. Esse lugar do encontro tem a ver com as afinidades e com aquilo que há em cada uma de nós de muito singular. Então, festejar esse movimento do encontro entre subjetividades, vidas, modos de ocupação do mundo, a partir dos nossos lugares únicos, eu acho uma alegria imensa”, comenta a escritora cynthia cy barra.
A participação virtual e ao vivo do público tem rendido importantes interlocuções na composição dos debates. Para receber certificado de participação na roda, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link https://abrir.link/7fqwE
A oficina deste mês será ministrada pela escritora baiana Vânia Melo, que também foi publicada na terceira edição do livro, e que já marcou presença na primeira roda de conversa da Circulação. “Para mim, Profundanças é mais que um projeto, é um espaço artístico e político que privilegia a presença da mulher, nossa fala, nossa história, nossa força”, comenta.
Na oficina, ela irá destacar o espaço enunciativo de mulheres pretas e suas transgressões poéticas, destacando as escritoras participantes das antologias Profundanças 1, 2 e 3. A partir da leitura compartilhada de poemas das autoras Miriam Alves, Odailta Alves, NegrAnória d’Oxum, Valquíria Lima, Rita Santana, Tatiana Dias Gomes, Tereza Sá, Yasmin Morais serão abordados temas como ancestralidade africana, memória, antirracismo, resistência cultural, contrapontos críticos à invisibilização de escritoras pretas. São 40 vagas voltadas para estudantes, educadoras/es, mediadoras/es da leitura e artistas. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita no site de Profundanças.